O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), garantiu a aprovação de uma candidatura ao projeto Bairros Comerciais Digitais, que visa apoiar a criação destes Bairros através de financiamento com dotações específicas para, entre outras dimensões, promover a coesão territorial destes espaços através da sua digitalização, incluindo a sua harmonização urbanística e conectividade.
A candidatura de Évora, com uma avaliação de mérito de 3,6 pontos e com investimento total de 1.411.032,88€ e investimento elegível de 1.145.499,86€, pretende, por exemplo, melhorar a experiência de consumo pela integração de soluções digitais, bem como alavancar digitalmente os modelos de negócio, aumentar as competências digitais dos trabalhadores deste setor e estimular o empreendedorismo de base digital nas áreas do comércio e dos serviços.
A Sessão Pública de Apresentação do Bairro Comercial Digital de Évora, que terá como área de intervenção o Centro Histórico, sendo que o estatuto de “Património Mundial” lhe confere uma “distinção simbólica” suscetível de “atrair muitos visitantes” e justificar uma “aposta no desenvolvimento do turismo”, com destaque para o segmento do turismo cultural, decorrerá no Paládio de D. Manuel, na próxima segunda-feira, dia 4 de março, pelas 10h00.
Em representação das entidades estará presente o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, o presidente da direção da ACDE, Gaudêncio Cabral e o vice-presidente da AHRESP e presidente da delegação do Alentejo da AHRESP, João Cavaleiro Ferreira.
De entre 160 candidaturas, o Bairro Comercial Digital de Évora foi uma das propostas aprovadas, garantindo o acesso à apresentação as propostas finais para desenvolvimento de projetos no âmbito desta medida, sendo selecionadas as propostas que melhor contribuem para a dinamização dos setores do comércio e dos serviços.
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Transformação Digital tem particular expressão, sendo que, integrada na dimensão da Transição Digital, a Componente 16 – Empresas 4.0, enquadra, no Programa Comércio Digital, o projeto dos Bairros Comerciais Digitais, iniciativa que procura promover a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, sustentada na modernização dos modelos de gestão territorialmente entendidos.
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