segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Quanto sobem os preços em 2017? (& a morte de George Michael)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia! Que tal correu o Natal?
Talvez já saiba, mas...

Morreu George Michael, o cantor de Last Christmas - e ícone da pop. Pouco sabemos sobre o motivo da morte (a última informação aponta para um ataque cardíaco), mas muito nos fica sobre a música e a vida dele. A Clara Barata tentou não o fazer de cor, mas seguramente ficou com estes sons na cabeça. As reacções já são mais do que muitas.
(A Inês Menezes dizia ontem que 2016 está a matar-nos a adolescência e tem bem razão. Ora veja que nos deixou este ano) 

Netanyahu chamou os embaixadores de dez países com assento no Conselho de Segurança, para os repreender pela aprovação de uma resolução que exige a Israel o fim da construção de colonatos em territórios palestinianos ocupados. A polémica vem de dia 23 e acontece porque os EUA se abstiveram - fazendo com que o voto passasse. Para o primeiro-ministro de Israel, a administração Obama "conspirou".
Obama fez um derradeiro apelo à união... dos americanos. Na mensagem de Natal, Barack e Michelle Obama lembraram a primeira mensagem que dirigiram aos norte-americanos em 2009 (as partes que nunca foram para o ar). E depois foram divertir-se com as crianças.
Aqui mais perto, a Rainha de Inglaterra pediu "pequenos gestos" para mudar o mundo.
Por cá, uma boa notícia: houve menos mortes na estrada. A operação de fiscalização de trânsito "Natal Tranquilo" registou 587 acidentes e um morto, representando mais desastres do que no ano passado mas menos vítimas mortais. Que a prudência se mantenha hoje.

As notícias do dia (começando pelas estradas)  

As aulas para tirar carta de condução vão incluir primeiros socorros. A novidade vem com o novo Plano de Segurança Rodoviária - e não vem sozinha. Haverá também formação específica para renovar a carta depois dos 65 anos e a colocação nos carros de um alerta directo para os serviços de emergência. As novidades estão aqui, junto com as críticas das associações do sector a este plano do Governo. (A verdade é que estes planos muitas vezes nem saem do papel).
Nos serviços públicos, vem aí uma multa de mil euros para quem não der prioridade a grávidas e deficientes. A notícia é do JN.
Um salto à mensagem de Natal de António Costa: o primeiro-ministro promete um 2017 muito virado para a educação. E o que responderam os parceiros: um está "contente, mas não satisfeito"; outro que os "avanços são limitados e insuficientes". Quem é quem?  
Os portugueses querem mais Estado Social, mas não o querem pagar. Muito a propósito, a Liliana Valente teve acesso a um estudo que revela que a crise fez aumentar a vontade dos portugueses de terem uma maior intervenção do Estado - uma verdadeira viragem à esquerda, se falarmos em termos políticos.
Ainda a propósito: aos 12 meses, os bebés passam a ficar protegidos contra 11 doenças. O essencial do novo plano de vacinação está explicado pela subdirectora-geral de Saúde, entrevistada pela Alexandra Campos.
Sobre a banca, o jornal online Eco diz-nos que sobra apenas um candidato à compra do Novo BancoO Minsheng já era? Em breve saberemos.
Uma nota final, para lhe dar conta de Mário Soares: o estado de saúde do ex-Presidente é bastante preocupante, de acordo com o último boletim clínico dado aos jornalistas. Hoje às 13h00 devemos saber mais novidades.

Hoje acontece

Ficamos a saber se vem aí uma greve nos aeroportos. O pessoal de assistência em terra contesta o licenciamento da Groundlink e da Ryanair e ameaça parar ainda esta semana.
Se gostar de futebol ainda estiver em regime de sofá (que inveja!), tem Boxing Day no campeonato inglês. O Marco Vaza aproveitou o pretexto para nos falar dos trintões que dominam a Premier League - e um deles é muito especial.

Leituras boas, importantes (ou distendidas) 

Um minuto mais...

Foi o trailer perfeito (ou talvez não) para o dia de Natal. Foi neste domingo natalício que saíram para o mundo as primeiras imagens em movimento de Alien: Covenant, o sexto filme da série Alien e o terceiro realizado por Ridley Scott. A primeira impressão é de que será mais próximo do filme original Alien (1979) do que todas as outras sequelas. Neste caso clique só se estiver preparado, ok?
Por falar em indigestão, o Washington Post tem o texto mais apropriado para a época de festaspor que é que nos sentimos tão mal depois destas enormes refeições de Natal?
Mas agora é tempo de olhar em frente. E de procurar uma solução para a passagem de ano. A Fugas tem uma lista de ideias, não vá dar-se o caso de ainda não ter nada marcado (não tem de quê, é um prazer ajudar).
Por mim, despeço-me com um até já.
Tenha um dia tranquilo (se estiver de descanso), tenha um bom regresso ao trabalho (se já estiver de volta). As notícias, já sabe, estarão sempre actualizadas por aqui, sempre a trautear isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário