segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Portugueses pagam mais 500 milhões de euros em luz do que espanhóis

Resultado de imagem para fatura da eletricidade dos portugueses
Comparação é feita pelo Bloco de Esquerda que defende uma redução do apoio a energias renováveis.
A fatura da eletricidade dos portugueses este ano foi mais alta que a dos espanhóis em 500 milhões de euros, um valor que diz respeito a subsídios às energias renováveis. As contas foram feitas pelo Bloco de Esquerda que avisa que as famílias nacionais vão continuaram a pagar mais pela energia até 2025, ano em que terminam os atuais contratos.
“As renováveis [portuguesas] cobram mais 500 milhões de euros do que cobrariam a preços do mercado espanhol”, explicou o deputado bloquista Jorge Costa em entrevista ao Correio da Manhã. O BE calculou a diferença entre os dois países com as contas da EDP Renováveis.
A opinião do partido é que o subsídio às energias renováveis tem contribuído para agravar a dívida tarifária, que se situa atualmente nos 4,7 mil milhões de euros. Assim, o BE defende que as energias renováveis devem contribuir para baixar a fatura da luz.
Em Espanha, o apoio às renováveis foi cortado em 2013 e o deputado do bloco lembra que continua a existir investimento no setor, nomeadamente por parte da EDP Renováveis.
No entanto, o presidente da Associação de Energias Renováveis, António Sá da Costa, não concorda. De acordo com o engenheiro, as alterações legislativas afastaram investimento em Espanha. Sá da Costa acrescentou ainda que todas as tecnologias necessitam de apoios estatais no início.
económico
Imagem: Expreso

Nenhum comentário:

Postar um comentário