segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

AVIÃO MILITAR RUSSO QUE TRANSPORTAVA O CORO DO EXÉRCITO VERMELHO CAIU NO MAR NEGRO


 
"Kalinka": actuação do Alexandrov Ensemble, o famoso Coro do Exército Vermelho da Rússia
“Kalinka”: actuação do Alexandrov Ensemble, o famoso Coro do Exército Vermelho da Rússia
Um avião militar russo Tu-154 com 91 pessoas a bordo desapareceu este domingo dos radares pouco depois de descolar do aeroporto de Sochi, zona balnear russa na costa do Mar Negro. Entre os desaparecidos estão 64 membros do famoso Coro do Exército Vermelho da Rússia.
Os destroços do avião militar foram encontrados no Mar Negro, de acordo com agências de notícias locais que citam o Ministério da Defesa.
“Fragmentos do avião Tu-154 do Ministério da Defesa russa foram encontrados a 1,5 quilómetros da costa da cidade de Sochi, no Mar Negro, a uma profundidade entre 50 e 70 metros”, indicou o ministério.
O aparelho partiu às 05:40 (02:40 em Lisboa) de Adler, na zona balnear de Sochi, na costa do Mar Negro, e realizava um voo de rotina quando desapareceu dos radares.
O avião, que transportava 91 pessoas (83 passageiros e 8 membros da tripulação), levava para a Síria os membros do famoso Alexandrov Ensemble, o grupo musical oficial do exército, mais conhecido como “Coro do Exército Vermelho da Rússia“.
O agrupamento musical viajava para participar nas celebrações de Ano Novo na base militar russa de Khmeimim, na costa da cidade síria de Latakia.
“Eu também devia ter seguido com eles para a Síria, mas há poucos dias a minha filha adoeceu e pedi licença médica para ficar com ela”, disse Sergei Jlapnikov, um dos membros do famoso agrupamento musical militar, à agência Interfax.
Segundo Jlapnikov, o avião acidentado transportava apenas os membros do coro e do conjunto de dança, porque a apresentação na Síria não contemplava a participação da orquestra.
Alexandrov Ensemble, formado durante a era da União Soviética, é um agrupamento musical militar masculino constituído por um grupo de dança, uma orquestra e um coro.
A imortal balada folclórica russa “Kalinka” é uma das mais conhecidas interpretações do icónico coro.
Segundo o ministério da Defesa da Rússia, além dos artistas do Alexandrov Ensemble, viajavam para Síria militares, 9 jornalistas dos principais canais de televisão russos e a médica Elizaveta Glinka, conhecida filantropa russa que acompanhava uma carga humanitária destinada a um hospital sírio.
Segundo a agência Sputnik News, o presidente do Conselho da Federação para a Defesa e Segurança, Viktor Ozerov, afirma que não há qualquer hipótese de a queda do aparelho ter sido provocada por um atentado, e aponta para uma falha técnica ou erro de pilotagem como causas do acidente.
“Eu nem considero a hipótese de atentado. É um avião do Ministério da Defesa, estava no espaço aéreo da Federação da Rússia, tal cenário não é possível “, afirmou Ozerov.
ZAP // Lusa / EFE /

Nenhum comentário:

Postar um comentário