segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

EXCESSO DE FACEBOOK NO NATAL DEIXA AS PESSOAS DEPRIMIDAS


 
Passar muito tempo no Facebook durante o Natal, entenda-se, a ver fotografias de famílias “perfeitas” e de amigos a aproveitar o fim de ano, tende a deixar as pessoas mais deprimidas, revelou um novo estudo.
O estudo, realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sugere que o uso excessivo das redes sociais pode desencadear sentimentos de inveja.
A pesquisa alerta, sobretudo, para o efeito negativo de ficar a “bisbilhotar” a vida dos outros sem manter relações de amizade com ninguém.
O estudo, que entrevistou mais de 1.300 pessoas, a maioria mulheres, aponta que o “uso regular de redes sociais como o Facebook pode afetar negativamente o seu bem-estar emocional e a sua satisfação com a vida”.
Os investigadores alertam para a inveja e a “deterioração do humor” ao passar longos períodos a ver o que os outros estão a fazer e o que partilham nas redes sociais, um comportamento que leva a “comparações irreais”.
Envolver-se ativamente numa conversa ou até mesmo com pessoas nas redes sociais foram descritas como experiências “muito mais positivas”, indica o estudo, publicado na revista científica Cyberpsychology, Behaviour and Social Networking.
Outra forma para melhorar o bem-estar, diz o estudo, é abdicar das redes sociais durante uma semana. Desafio aceite?
ZAP // BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário