Um simulacro de incêndio no edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede encerrou ontem, 12 de março, a Semana da Proteção Civil do Distrito de Coimbra, que esteve a decorrer em Cantanhede desde a passada quarta-feira em torno do lema “Juntos para a Redução de Catástrofes”.
O exercício começou com a simulação do deflagrar de um pequeno foco de incêndio provocado por um curto-circuito na instalação elétrica de um datashow, situação que, face à impossibilidade de ser resolvida com os recursos existentes no local, despoletou o acionamento do protocolo de segurança estabelecido para estes casos, designadamente a intervenção de meios externos de socorro e a evacuação do edifício.
Conforme o previsto no plano de simulacro de incêndio, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede deslocaram para o local os equipamentos adequados para proceder ao combate ao fogo e assistência às eventuais “vítimas”, de acordo com o tipo de informações veiculadas no alerta. O exercício contou com o apoio da GNR, que assegurou o condicionamento ou a interdição trânsito nas imediações do local da encenação do sinistro, de modo a libertar os itinerários para acesso das viaturas de socorro e de evacuação de “feridos”.
Coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, que providenciou a mobilização dos meios considerados necessários, o simulacro envolveu a participação de 50 operacionais e 10 viaturas na realização de todas as ações de socorro e manobras de emergência indicadas para este género de sinistros, tendo sido resgatadas várias “vítimas” com recurso a autoescada, a manga de salvamento e também com intervenção em grande ângulo.
O presidente da Câmara Municipal, João Moura, seguiu de perto o desenrolar das operações, acompanhado pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro, Carlos Luis Tavares, e pelo Comandante Operacional Municipal, Hugo Oliveira.
Ainda no âmbito da Semana da Proteção Civil do Distrito de Coimbra, realizou-se no sábado, 11 de março, um workshop sobre Proteção Civil e Agentes Locais
A sessão decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, com a participação de Carlos Luis Tavares, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, e de Hugo Oliveira, que deram enquadramento aos temas em discussão.
Nuno Nascimento, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede apresentou um painel com incidência em Operações de Socorro e Proteção Civil, a que se seguiu uma reflexão sobre As Juntas de Freguesia e a Proteção Civil, a partir das intervenções de Adérito Machado, presidente dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e ex-presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã, e de Fernando Pais Alves, presidente da Junta de Freguesia da Tocha.
O João Caleiras, Chefe do SEPNA do Comando Territorial de Coimbra da GNR, explicou como procede A GNR em Missões de Proteção Civil, e Artur Costa, Comandante Operacional Municipal de Seia falou sobre As Câmaras Municipais e a Proteção Civil.
A Semana Distrital da Proteção Civil, recorde-se, começou a 8 de março, com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, na inauguração de uma exposição de meios e agentes de Proteção Civil do Distrito de Coimbra no Parque Urbano da Quinta de S. Mateus, em Cantanhede.
Assinalando também as Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil a iniciativa foi organizada pelo Comando Operacional Distrital da Proteção Civil – Coimbra, em parceria com o Município de Cantanhede, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, entre outras entidades.
Além da exposição dos equipamentos, dos recursos operacionais e das valências dos agentes de proteção civil de âmbito distrital, a Semana da Proteção Civil contemplou a realização de diversas atividades de sensibilização e informação em matéria de autoproteção e colaboração com as autoridades que operam neste domínio, com destaque para as ações que tiveram a participação ativa da comunidade escolar no desenvolvimento de uma cultura de segurança para todos.