quinta-feira, 16 de março de 2017

Palavras que mudaram o mundo: os mais dramáticos discursos de sempre


Organizado pelo jornalista Henrique Monteiro, o livro Grandes Discursos da História chega às livrarias a 22 de Março, publicado pela Guerra e Paz. De Péricles a Barack Obama, passando Napoleão Bonaparte ou Isabel de Inglaterra, sem esquecer Martin Luther King, Mahatma Gandhi ou Nelson Mandela, entre outros, o livroGrandes Discursos da História revisita grandes momentos da história da humanidade, com enquadramento e contextualização de Henrique Monteiro, jornalista há quase 40 anos, que trabalhou como repórter em mais de 30 países, incluindo cenários de guerra em Moçambique, Angola e Irão.
Foram as palavras que Péricles gritou aos cidadãos de Atenas que fundaram a democracia? Foi o «Ich bin ein Berliner», essa emotiva frase de John Kennedy que deu à parte livre de Berlim a força de resistir? Terá sido o «Abandonem a Índia», de Mahatma Gandhi que derrubou o império britânico?
«Seleccionar os melhores discursos da história é uma tarefa arrogantemente cansativa», admite Henrique Monteiro, ciente da dificuldade em encontrar um consenso universal. «O que é fascinante é ver como as palavras nos moldam, nos constroem, nos tornam no que somos. Palavras ao longo da história, de uma história de 2500 anos, de Péricles a Obama».
Essencial para conhecermos a grande arte da retórica, este é um livro que nos permite ver como, ao longo da história, as palavras nos moldaram, nos construíram e nos tornaram no que somos. Este é um livro fortemente emotivo, que nos ensina história de uma forma diferente, pela voz dos seus protagonistas. A história é assim feita de palavras – das que nos inspiram, mas também das que nos causam repulsa: importa conhecê-las. Uma leitura necessária para um leitor informado.

Grandes Discursos da História
Henrique Monteiro
15x23
208 páginas
16,00 €
Não Ficção/História
Nas livrarias a 22 de Março
Guerra e Paz Editores


R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário