quinta-feira, 16 de março de 2017

360º - Na Holanda o populismo perdeu, os partidos pró-Europa ganharam, mas vai ser preciso uma mega-geringonça; e a acusação a Sócrates só em maio

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... na Holanda a extrema-direita cresceu mas não ganhou, a Europa suspirou de alívio, mas vai ser preciso uma mega-geringonça para formar governo. Geert Wilders, o candidato populista que estava na frente das sondagens, foi batido pelo partido do atual primeiro-ministro. Mas Mark Rutte herdou um bela dor de cabeça: há 13 partidos eleitos para o Parlamento e muitas contas a fazer até encontrar o executivo mais estável e duradouro possível. Onde Wilders quer estar. A análise dos resultados está aqui. A opinião aqui. E por cá, Marcelo já comentou.

O 'ban travel' II de Trump foi travado outra vezUm juiz do Hawai congelou a nova ordem executiva que barra a entrada a cidadãos de seis países de maioria muçulmana e suspende o programa de refugiados. Trump já reagiu e promete recorrer ao Supremo.

O Inquérito Alimentar Nacional revela dados alarmantesOs idosos consomem demasiado álcool e os jovens demasiados refrigerantes. Há sal e açúcar a mais na comida. E os portugueses continuam a preferir a carne aos vegetais.

Na Liga dos Campeões, o Mónaco de Leonardo Jardim (e de João Moutinho e Bernardo Silva) eliminou o poderoso Manchester City de Pepe Guardiola. Depois da derrota por 5-3 em Inglaterra, os 3-1 no Principado valeram a passagem aos quartos de finalO Mónaco junta-se ao Atlético de Madrid, Real Madrid, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Barcelona, Juventus e Leicester. Os oito magníficos.



Outra informação relevante

Acusação a Sócrates só a meio de maio. A equipa de procuradores que investiga a Operação Marquês pediu mais dois meses para concluir o despacho de acusação. "Escandaloso", reagiu de imediato a defesa do ex-primeiro-ministro. A PGR deve responder hoje a este pedido de prolongamento do prazo. Entretanto continuam os novos interrogatórios e faltará chegar informação de quatro países (segundo o Público).

A proposta de regulamentação do Governo para a Uber e Cabify  já não vai ser votada esta sexta-feira. Vai seguir para a Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas para que os vários partidos cheguem a “um consenso”. Só que o PSD pode avançar com um projeto legislativo próprio. Por isso, vai ser preciso esperar mais 90 dias enquanto a caça às multas (entre 5 mil e 15 mil euros) continua.

Há mais uma guerra Shäuble-Portugal. O ministro das Finanças alemão fez um novo aviso: "Certifiquem-se de que não precisam de resgate". António Costa respondeu de imediato: "Contra factos não há argumentos". Os factos são os números do défice.


E há também mais um recado de Marcelo. O Presidente pediu para que em ano de autárquicas o confronto político não se transforme em "irreversíveis animosidades" e "terra queimada". Um alerta para se ouvir em S. Bento e na Lapa. 

Foi Marcelo quem promoveu a conferência sobre investimento que ontem decorreu na Gulbenkian. E foi lá que os economistas Daniel Bessa e Ricardo Reis fizeram outros alertas sobre os problemas da economia portuguesa. Incluem um ministro das Finanças genial a fazer do investidor um burro.

Por falar em Finanças, ontem seguiu um pedido para a Comissão de Inquérito à CGD. Centeno quer a revogação do acordão que obriga a entregar os resultados da auditoria à Caixa no Parlamento. Alega que revelar esta informação sigilosa pode ter "consequências sistémicas e implicar uma quebra de confiança irreversível".

Quem já respondeu à Comissão de Inquérito à CGD foi Vítor Gaspar. Por escrito, o ex-ministro das Finanças diz que aumento de capital da Caixa de 2012 foi decidido com base em pareceres e análises do Banco de Portugal. E garante que existia uma almofada de 350 milhões.

Ainda a banca, neste caso um ex-banqueiro caído em desgraça. Ricardo Salgado decidiu responder a Carlos Costa sobre a sua saída do BES"Se o governador me tivesse dado uma palavrinha que fosse que eu deveria sair, pode ter a certeza que eu o faria na hora”, disse Salgado. Que voltou a negar ter pago 'luvas' a José Sócrates.

Na Maia são já quatro os casos de legionela. Mas uma inspeção à fábrica onde se pensava estar a bactéria não confirmou a origem do surto.

Uma última nota para a polémica Turquia-Holanda. O presidente turco Recep Erdoğan acusou os holandeses de serem responsáveis pelo massacre de Srebrenica. A acusação parece, à partida, altamente injusta, mas tem um fundo de verdade. É ver o fact check.



Os nossos Especiais

A guerra na Síria fez ontem seis anos. A Helena Bento entrevistou Firas Fayyad, o realizador que mostrou a destruição e as mortes que o conflito provocou num documentário. "Os criminosos que bombardearam a Síria devem ser julgados. E este filme dever servir de prova", diz ele.

A guerra transformou antigas cidades cosmopolitas em ruínas. Como a Marta Leite Pereira mostra nestas 84 fotos fantásticas do antes e depois na Síria.

Outra data. Passados 25 anos do Tratado de Maastricht, o ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar analisa o que mudou na Europa. "Os governos e os povos da Europa têm revelado uma enorme preferência pela preservação do euro. Resta melhorar o seu funcionamento".


A nossa opinião



Notícias surpreendentes

Uma equipa de matemáticos poder ter encontrado novas provas teóricas de que o zero absoluto não existeFicamos assim  mais perto de compreender a 3ª Lei da Termodinâmica. E de conseguir avanços na computação quântica.

Da matemática pura para a sátira. Com os 20 mapas dos preconceitos que dividem os vários países da Europa. Foram desenhados pelo designer búlgaro Yanko Tsvetkov. E, segundo ele, os portugueses são assim: preguiçosos, barulhentos e sexualmente reprimidos, preferem vinho, café, tomate e chamar o canalizador na hora dos apuros. 

Agora um lembrete e alerta: domingo é Dia do Pai. Já tem poucos dias para ir comprar a prenda certa, por isso ficam estas 25 ideias de presentes reunidas pela Ana Dias Ferreira.

Se vive em Lisboa, fica esta sugestão: já pode provar o primeiro brunch com uma estrela MichelinÉ uma ideia do restaurante Eleven e come-se em quatro actos.

Outra ideia é ir ao cinema. Estreou "A Bela e o Monstro", mas "a brilhante animação da Disney de 1991 é agora um filme em imagem real e muito decorado a efeitos digitais", diz o Eurico de Barros, que lhe dá duas estrelas.

Já com as principais notícias da manhã e cheio de boas sugestões, não deixe de passar pelo Observador para se manter a par de toda a informação que interessa

Boa quinta-feira, feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário