terça-feira, 4 de abril de 2017

360º - António Costa e o "problema limitado" do Montepio. Mais: quem é o suspeito do atentado de São Petersburgo

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
As autoridades já identificaram o principal suspeito pelo ataque terrorista no metro de São Petersburgo. Trata-se de Akbarzhon Jalilov, um cidadão russo nascido no Quirguistão.

O que dizem as testemunhas do ataque de ontem? Que tudo "parecia um cenário de guerra", depois de "um estrondo ensurdecedor, seguido de um cheiro muito forte e de fumo". 

O que mostram os vídeos e as fotos? Muita confusão e destruição.

É a primeira vez que isto acontece na Rússia? Longe disso, os transportes públicos (metro, autocarros, comboios) são um dos alvos preferidos dos terroristas.


Informação relevante
António Costa, em entrevista esta manhã à Rádio Renascença, considerou o Montepio um "problema limitado". Veja aqui os pontos mais importantes da entrevista do primeiro-ministro.

Os eurodeputados da Comissão de Inquérito do Parlamento Europeu aos Panama Papers vêm a Portugal em junho e querem ouvir várias pessoas. A lista final ainda não está aprovada, mas a proposta de audições é longa (e polémica). Ora veja: José Sócrates, Paulo Portas, juiz Carlos Alexandre, Mário Centeno, Rocha Andrade, Maria Luís Albuquerque, Armando Vara, Joana Marques Vidal, Carlos Costa, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro.

E depois há ainda as pessoas ligadas ao futebol: os eurodeputados também querem ouvir o empresário Jorge Mendes, além do presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Mais uma informação sobre offshores: o fisco português assinou um acordo de troca de informação com Hong Kong que dá acesso a contas de contribuintes naquele território.

O PCP não deixa cair o Novo Banco: vai avançar com uma resolução no parlamento para que o Governo suspenda a venda e nacionalize o banco.

Os grandes investidores cujas obrigações passaram para o banco mau também querem travar a venda do Novo Banco. A providência cautelar avança esta semana.

Ainda na banca, um negócio que falhou: a holding Pivot, que integra Miguel Relvas, não vai comprar o Banco Efisa.

Rui Rio usa os problemas na banca para criticar o Governo e a União Europeia, num artigo de opinião publicado hoje no DN. Segundo ele, a "prolongada inação política" em Portugal tem permitido o que considera serem "humilhações dispensáveis" e "interferências abusadoras" da UE.

Foi no início do ano que o Ministério da Educação instalou um novo sistema de videovigilância em 1.150 escolas. Estamos no começo de abril e já há problemas em mais de 40%. A notícia é do DN.

A polémica Canelas continua (e até já chegou lá fora):


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Sim, dá muito jeito ter António Costa no governo": "A oligarquia portuguesa percebeu que improvisações orçamentais efémeras bastam para ir buscar dinheiro ao BCE, e que enquanto isso durar não precisará de mudar o Estado ou de libertar a economia".

Laurinda Alves escreve sobre os "nomes de que ninguém gosta": "Porque os nomes e os apelidos pertencem àquilo que nos é imposto, importa perceber que tão importante como recebê-los, é saber aceitá-los. E usá-los, mesmo sem manual de instruções".

Paulo de Almeida Sande escreve sobre um "regresso ao passado": "Gibraltar, o rochedo, é apenas uma das pedras no sapato do processo de saída britânica da UE, que mal começou e já ameaça acabar mal. É mais um nó górdio a sair da caixa de Pandora aberta pelo Brexit".


Os nossos Especiais
Deve investir o seu dinheiro nos robôs que lhe vão tirar o emprego no futuro? Karen Kharmandarian, gestor do fundo Robotics, da casa de investimento suíça Pictet, acha que sim. E explica porquê nesta entrevista ao Edgar Caetano.


Notícias surpreendentes

Começa hoje o festival Tremor, em Ponta Delgada. Há música, fotografia, cinema e artes plásticas.

Nos últimos 65 anos, a rainha Isabel II fez muitas visitas oficiais e recebeu centenas de presentes. Agora, eles vão estar em exposição  no Palácio de Buckingham. Nós mostramos alguns aqui

Outra exposição em Londres: o Imperial War Museum vai mostrar o trabalho do fotojornalista Sergey Ponomarev. São imagens fortes da cidade síria de Homs.

Bruno Mars atua hoje em Lisboa e o André Almeida Santos explica de onde vem todo este sucesso (apesar de um nome artístico que tinha tudo para correr mal).

Na moda, a nova tendência são as cestas de palha, que substituem as carteiras. A Ana Dias Ferreira conta tudo. 

E nós também lhe contamos tudo, o longo do dia, no Observador.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário