sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Eu, Psicóloga: Idealização e fantasias do pai super-herói



Qual seria o papel das fantasias em nossas vidas? As fantasias têm um papel muito importante em nossa realidade. Se imaginarmos como foram os nossos primeiros momentos em nossas vidas, quando fomos acolhidos nos braços quentes e amorosos de nossos pais, e protegido e satisfeito em quase todas as nossas necessidades e reconhecemos o bom e o gostoso, mas por outro lado também conhecemos as faltas que seria quando tudo aquilo acabaria.
Mas qual é o verdadeiro papel desse provedor de carinho e aconchego em nossas vidas, será que por alguma razão as fantasias tomaram a razão desse lugar em nossas vidas, vamos entender melhor assim, será que por ter conhecido a proteção e o encolhimento na infância, teríamos que ter essa estabilidade para o resto da vida ou esse pai que eu criei é uma idealização de minha infância.
Acredito que podemos caminhar por vários assuntos mais gostaria de fazer uma sugestão. Gostaria de conversar sobre esse pai herói e o pai real de toda nossa vida.
O “ser” pai, vem se transformando com o tempo em uma busca por um ideal que por si só é inatingível de se alcançar, pais e filhos estão cada vez mais tendo dificuldade em encontrar suas posições, um no outro, filhos com dificuldade de serem filhos e pais de serem pai, e você como se reconhece nessas posições, queria te convidar a caminhar comigo nessa ideia e chamar a todos a se permitir entender e se perguntar, queria convidar aqueles que por alguma razão não estão mais com seus pais e com seus filhos, será que seria possível resignificar essas posições.
No filme Logan temos o nosso protagonista Logan, um mutante homem velho e castigado por um passado onde ele não se orgulha, pois se encontra no presente com seu único amigo sobrevivente, doente e ele também está doente, pois o que havia o protegido por muitos anos, agora o estava matando o adamantiun, uma liga de metal inquebrável que protegia seus ossos agora o estava intoxicando.
Podemos transferir ou dizer que o fator que atravessa nossos pais talvez seja essa ideia, que nossos pais por buscarem esse local de um super-herói, estão tento duvidas e não se acham dignos dessa posição. Pois na busca de um ideal impossível acabam se frustrando ou melhor que sua dadiva agora tenha se tornado intoxicador.
A grande pergunta é ser pai é um local a se chegar ou será uma local que nos é dado, pois no filme o Logan, ele foge de ser pai a todo momento, mas esse local lhe foi entregue e isso ele não pode escapar, pois como pai durante o filme ele vai se encontrando, ele sendo pai e a X23 sendo filha.
Logan tem medo de ser pai, pois tem um pai interno dele que nunca chegará, um pai idealizado, um pai que vai dar conta de todas as angustias de sua filha. A cada vez que ele ouve que essa menina se parece com ele, de alguma forma sofre, pois ela passará por tudo que ele sofreu.
De alguma forma, os pais não temem que seus filhos cometam erros, mas sim que cometam os mesmos erros que eles cometeram, pois temem que os filhos pareçam com eles. Isso tudo acontece de forma sutil, no próprio filme o Logan teme que a X23 se parece com ele.
Tem uma fala muito forte: “Não seja o que fizeram de você” mas essa é grande pergunta, seria possível não se tornar o que nossos pais nos idealizaram ou melhor seria possível se tornar a fantasias dos filhos.
Iremos caminhar sobre essas questões, não carrego as respostas apenas as perguntas.
Apenas por hoje.


Daniel Frank 

Psicólogo Clínico

Nenhum comentário:

Postar um comentário