sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Indiferente às dívidas ilegais Banco Mundial injectou mais de 94 milhões de dólares este ano no Orçamento do Estado


Foto de Adérito Caldeira
O Banco Mundial continua indiferente às dívidas ilegais da Proindicus e MAM, que levaram a suspensão do apoio directo ao Orçamento do Estado(OE) pelo Fundo Monetário Internacional e outros parceiros de cooperação. Entre Abril e Junho últimos a instituição financeira injectou mais 38,7 milhões de dólares norte-americanos no erário moçambicano que acrescentem aos mais de 55 milhões de dólares norte-americanos transferidos durante o primeiro trimestre de 2017.

Conforme o @Verdade revelou o Banco Mundial nunca chegou a suspender o seu apoio financeiro directo ao OE, mesmo depois da suspensão da ajuda internacional em Abril de 2016, após a descoberta dos empréstimos ilegais das estatais Proindicus e Mozambique Asset Managment(MAM).

O @Verdade apurou no mais recente relatório de execução do Orçamento do Estado que durante o segundo trimestre do corrente ano a instituição financeira injectou 1.110.299.000 de meticais na rubrica “donativo em moeda ordenado pelo MF(Ministério das Finanças)”.


No mesmo período transferiu 636.698.000 de meticais para a rubrica do OE “créditos em moeda ordenado pelo MF(Ministério das Finanças)”, outro 1.416.415.000 de meticais para a rubrica “créditos em moeda ordenado pelo Sector” e adicionalmente 676.700.000 de meticais para o Fundo de Apoio ao Sector de Educação(FASE).


No global, entre Janeiro e Junho deste ano, o Banco Mundial injectou nos cofres do Orçamento do Estado 5.644.728.000 de meticais (cerca de 94 milhões de dólares norte-americanos, ao câmbio actual de 1 dólar = 60 meticais).

Banco Mundial não só manteve o apoio como até expandiu

Recentemente o representante da instituição financeira no nosso país, Mark Lundell, admitiu a descoberta do @Verdade e revelou ainda que o Banco Mundial até expandiu o seu apoio.

“Os investimentos no sector de Educação, Saúde, apoio de inclusão económica, por exemplo na área de gestão de Agricultura e Recursos Naturais, todos foram para frente e igualmente como outros doadores mantém apoio a esses sectores. Nós não suspendemos porque teria um impacto negativo na população e mantemos esse apoio e, como o director executivo mencionou, até expandimos a nossa participação nessas área” afirmou Lundell em conferência de imprensa em Maputo.

Efectivamente o @Verdade apurou, nos relatórios de execução do Orçamento do Estado, que o Banco Mundial não cortou os seus desembolsos por exemplo, durante o ano de 2016, a instituição transferiu para o erário 14,2 biliões de meticais(cerca de 284,1 milhões de dólares norte-americanos), em donativos, créditos e acordos de retrocessão.

Aliás, a título comparativo, o @Verdade verificou que desembolsos do Banco Mundial em 2016 e 2017 são similares e distribuídos exactamente pelas mesmas rubricas da execução orçamental dos anos anteriores a suspensão da cooperação financeira.

Fonte: Jornal Verdade de Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário