sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Inalação de fumos resultantes de incêndios florestais e o seu impacto na saúde

Recomendações á população
Considerando a atual vaga de incêndios em Portugal é importante divulgar os riscos associados à exposição ao fumo resultante dos incêndios florestais bem como as medidas a adotar pelas populações.
O fumo proveniente dos incêndios possui elevados níveis de partículas e toxinas que podem ter efeitos nocivos a nível respiratório, cardiovascular e oftalmológico, entre outros. Os principais sintomas incluem irritação nos olhos, nariz e garganta, tosse persistente, sensação de falta de ar, dor ou aperto no peito e fadiga.
Neste contexto a Direção – Geral da Saúde recomenda:
  • Evitar exposição ao fumo, mantendo-se dentro de casa, com janelas e portas fechadas, em ambiente fresco. Ligar o ar condicionado se possível, no modo de recirculação de ar.
  • Evitar atividades ao ar livre.
  • Evitar a utilização de fontes de combustão dentro de casa (aparelhos a gás ou lenha, tabaco, velas, incenso, entre outros).
  • Utiliza máscara/respirador (N95) sempre que a exposição for inevitável.
  • Manter a medicação habitual (se tiver doenças associadas como a asma e doença pulmonar obstrutiva crónica – DPOC) e seguir as indicações do médico perante o eventual agravamento das queixas.
  • Mantenha-se informado, hidratado e fresco.
Para mais informações ligue para o SNS 24 (808 24 24 24) ou consulte www-dgs.pt
Em caso de emergência ligue 112
 ULSNA


fumo-de-floresta.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário