sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Budismo: Energia Positiva e Generosidade.

images.jpgO budismo é muito mais do que apenas uma religião, é também uma doutrina que apoia-se num sistema filosófico e ético que surgiu na região asiática indiana.
A sua criação deu-se por meio dos ensinamentos e mensagens deixadas por Sidarta Gautama, que também é conhecido popularmente como Sakyamuni, um sábio indivíduo que morava no clã dos Sakya. Porém, o nome com que ele realmente se destacou em todo o mundo foi Buda, que viveu entre os anos de 563 e 483 antes de Cristo, no Nepal.
O desejo de Buda nunca foi converter ninguém para as suas crenças. Porém, o seu objetivo era centrado na tentativa de iluminar cada vez mais os indivíduos com os seus ensinamentos, que eram criados com base nas experiências vividas por ele mesmo. A religião budista está então cercada de muita sabedoria, conhecimentos e intelecto. Os seus seguidores, por sua vez, atingem por meio da mesma, a tão necessária paz interior.
Um destaque interessante vai para o facto de que Buda nunca foi considerado um deus, mas um verdadeiro guia espiritual para os seus seguidores, que poderiam aderir também a outras religiões ao mesmo tempo em que seguiam as práticas do budismo.
Com mais de 2.500 anos de existência, essa doutrina espalhou-se primeiro pela Ásia, com destaque para a Índia. Depois, foi passando por todo o sudoeste asiático, Ásia Central, Vietname, Coreia, Japão, China, Sri Lanka, Tibete e outros. Porém, nos dias de hoje, é possível encontrar essa religião por todos os lados do mapa.

Principais ensinamentos

Entre os principais ensinamentos filosóficos e modernos do budismo, podemos começar destacando que as lições envolvem principalmente o cultivo do bem e a não-prática do mal, que são os principais responsáveis pelo nosso bem-estar mental.
O principal intuito é atingir o Nirvana, que nada mais é do que uma realidade e experiência superior àquela que todos os indivíduos buscam. É nesse momento que o samsara, ou melhor, ciclo do sofrimento, chega ao fim na vida do indivíduo.
Para atingir o Nirvana, o indivíduo deve praticar a generosidade e a própria compaixão, aprendendo a desapegar-se completamente dos karmas negativos. Esse modo, que é realmente superior a tudo e a todos, garante a liberdade e a felicidade plena da nossa alma, o que seria considerado por muitos mestres budistas como a verdadeira evolução do espírito.
Os conhecimentos presentes no budismo afirmam que o ser humano deverá reencarnar várias vezes depois da sua morte, passando sempre por sofrimentos que envolvam bens materiais. Porém, o que o indivíduo faz numa vida é sempre considerada na próxima e, dessa forma se sucede, até que ele finalmente encontre a sua verdade, se livre dos sofrimentos (karmas) e alcance o nirvana.
A filosofia budista tem como base algumas verdades, como a dor, que remete aos desejos materiais e a falta de conhecimentos. Dessa forma, é preciso superar esses factores por meio de algumas acções em que a meditação se destaca como a mais importante e, também, a mais próxima do Nirvana.
Autora: Deborah Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário