sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Sofrimento | Chagdud Tulku Rinpoche

transferir
Para entender como o sofrimento começa, deixe a sua mente descansar naturalmente no momento, abandonando todos os pensamentos sobre o passado ou o futuro. O que encontra é uma qualidade de abertura sem apego, confusão ou sofrimento. A mente está consciente e clara. Então vê ou ouve algo e a sua consciência lança-se para isso, como uma flecha. Experiencia algum sofrimento no próprio acto de perceber?
Então pode notar detalhes — uma forma ou cor. Experimencia algum sofrimento nesse ponto? A sua mente consegue permanecer relaxada assim que percebe esses detalhes? Ela imediatamente analisa, categoriza e julga?
Observe o que acontece quando julga o objecto que percebe. Gosta ou não gosta. Olhe cuidadosamente para determinar quando surge pela primeira vez o distúrbio ena sua mente. A sua predilecção pelo objecto leva ao apego? Pensa “eu preciso disso”? Se não conseguir, vai sofrer? A sua aversão leva-te a querer livrar-se disso? Se não conseguir evitar, vai sofrer?
Quer agir com base nesses sentimentos? As suas acções prejudicariam ou beneficiariam a si e aos outros? Elas dariam benefício tanto temporário quanto definitivo?
Veja a sequência de eventos na sua mente que levam de um estado pacífico de repouso até a percepção, julgamento e o surgimento de emoções venenosas. Observe como a mente faz surgir os quatro obscuridades: dualidade, venenos mentais, karma e padrões de comportamento. Observe o processo pelo qual o estado de relaxamento se rompe, não por circunstâncias externas, mas pelas reacções da sua mente a elas.
Chagdud Tulku Rinpoche, em “Change of Heart“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário