quinta-feira, 21 de junho de 2018

360º- “Cruel” ou “legal”? 10 respostas para entender a separação de famílias nos EUA; e como Ronaldo voltou a disfarçar os pecados da seleção

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... um acidente de viação fez seis mortos e dois feridos esta manhã, na zona da Marateca, Setúbal. A circulação no IC1 está interrompida.
Donald Trump recuou na lei de separação de pais e filhos imigrantes. A nova ordem já permite que as famílias ilegais fiquem juntas na fronteira com o México, depois de reportagens emocionadascartas de mães desesperadas e críticas até do mundo tecnológico.

Mas o que é que está realmente a acontecer nos EUA? A Cátia Bruno tem dez respostas para perceber se a crise migratória que está a chocar o mundo é "cruel ou ilegal".  

No Sporting, a confusão só aumenta. Numa sucessão de comunicados, Bruno de Carvalho anunciou uma providência cautelar contra a Comissão de Fiscalização e impediu a Comissão de Gestão de entrar em Alvalade naquilo a que chamou "um acto terrorista semelhante ao que aconteceu na Academia". 
A resposta de Marta Soares foi uma queixa em tribunal, um pedido de auditoria às contas do clube e outro para os bancos vetaram o presidente suspenso. Porque, segundo José Maria Ricciardi, qualquer candidato precisará de 60 milhões. A AG destitutiva deste sábado começa às 14h00 e, como se vê, promete.

Pelo meio da barafunda, sabem-se mais pormenores dos dias agitados em Alvalade. A SAD manteve o processo disciplinar a Gelson Martins depois de arquivar o de 20 outros jogadores e Bruno de Carvalho tentou de várias formas receber prémios chorudos.


No Mundial de futebol... 
... Portugal e Espanha estão praticamente apurados para os oitavos de final depois de duas vitórias muito sofridas frente a Marrocos e ao Irão. Mas só segunda-feira, dia 25, se saberá mesmo quem ganha o grupo e quem passa no segundo lugar, porque os iranianos de Carlos Queiroz ainda podem ter uma palavra a dizer no jogo com os portugueses. As contas fazem-se com um detalhe importante: se portugueses e espanhóis acabarem empatados, o que vale são... os cartões.
 


  • Hoje há jogos que vale a pena seguir: depois do Dinamarca-Austrália, há um França-Perú, mas as atenções estarão todas no (quase) decisivo Argentina-Croácia. O liveblog do dia já está aberto.


Outra informação relevante 
Depois do futebol, houve debate parlamentar. Nos minutos decisivos da partida, os problemas maiores vieram da própria equipa: António Costa esteve defensivo, na tentativa de resolver os problemas internos. A crónica futebolístico-política é da Rita Tavares e do Pedro Rainho.

Mas o Bloco continua a passar rasteiras. Na moção à próxima Convenção, o partido escreve que o PS procura "maioria absoluta ao centro" e que Rio já se assume "como futuro colaborador de um Governo socialista".

Silva Peneda, um dos ministros-sombra de Rio, diz que o partido está de facto em jogo. Em entrevista ao Público e à RR, defende que o PSD deve salvar o Orçamento e evitar eleições e aplaude o acordo de concertação (sem CGTP) nas leis laborais.

Mas há um jogada conjunta do Parlamento contra o Governoos partidos ameaçam baixar o imposto dos combustíveis à revelia do PS, escrevem DN e Negócios.

Apesar das tensões na geringonça, o primeiro-ministro vaia receber na próxima semana Pedro Sánchezo novo presidente do governo espanhol quer conhecer a táctica de Costa e saber como mantém o apoio dos partidos que o apoiam.

O Sp. Braga, o V. Guimarães e o Turismo do Porto foram alvo de buscas por suspeitas de esquemas de corrupção nos patrocíniosHá já cinco arguidos.​

O fundo criado por Pires de Lima e Sérgio Monteiro, ex-ministro da Economia e ex-secretário de Estado das Obras Públicas, comprou as torres da Altice em Portugal. O negócio dos dois antigos governantes foi avaliado em 495 milhões. Nota relevante: Monteiro tutelou as telecomunicações, embora diga que não interferiu na venda da PT.

Mario Draghi recebeu em Sintra uma boa notícia: a do
o acordo entre a França e a Alemanha para o aprofundamento da União Económica e Monetária. “Temos finalmente algo com que trabalhar”, disse o presidente do BCE. Já a guerra comercial dos Trump acabou por ser o motivo com que os banqueiros  e economistas reunidos em Portugal mais mostraram reservas e preocupações.

A nova ala pediátrica do S. João continua à espera das verbas prometidas. O ministro anunciou dinheiro em duas semanas; dois meses depois, tudo continua bloqueado.

Portugal vai receber mais mil refugiados até 2019Uma equipa do SEF vai ao Egito e à Turquia para entrevistar os candidatos.
 

A polícia alemã diz ter impedido um atentado com uma “bomba biológica" em Colónia. Teria ricina, um veneno mais poderoso que cianeto.

Notícia ainda para a morte de Fernando Guedeso histórico líder da Sogrape, o sr. Vinho.


Os nossos Especiais 
Como a droga se globalizou em Portugal nos anos 70. A Helena Matos conta (e mostra) os detalhe da época em que a droga deixou de ser um vício de artistas para se transformar no “flagelo da nossa juventude". Prisões e julgamentos sucederam-se. Acusaram-se os pais. E também o rock.

A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes escreve sobre os danos irreversíveis de uma maioria “reversionista​": "Talvez seja a pacatez dos costumes, talvez a ligeireza da oposição, mas certo é que pouco se fala de como esta governação já deixou feridas que levarão muito tempo a sarar, se é que não são incuráveis".
  • Helena Garrido escreve sobre os devedores da CGD: "Os créditos que explicam as perdas da CGD são conhecidos mas precisamos de saber toda a história. Temos o direito. O que aconteceu exigiu dinheiro dos contribuintes e agrava as desigualdades no País.
  •  Paulo Tunhas escreve sobre as "Descobertas e a má consciência": "O que a conversa contemporânea sobre a palavra “descobertas” faz é omitir os diferentes sentidos da palavra. Tal como para as celebrações de Salazar, é o aspecto político o único que realmente conta".
  • Assunção Flores escreve sobre os professores: "É fundamental questionar e repensar modos de recrutamento e seleção de professores, mas também refletir sobre a sua formação, inicial e contínua, e já agora sobre a sua avaliação, de modo consistente".
Notícias surpreendentes 
Vai ser o momento do Rock in Rio: Marcelo, Ferro e uma série de outros políticos vão subir ao palco com os Xutos & Pontapés para cantar “A Minha Casinha” numa homenagem a Zé Pedro. O convite foi da banda.

Da “selfie com Kissinger” à lambada: o Diogo Lopes faz o relato (vamos manter os termos futebolísticos) da noite em que foram eleitos os 50 melhores restaurantes do mundo.

Hoje estreia “Ocean’s 8” , em que Sandra Bullock e Cate Blanchett sucedem a George Clooney e Brad Pitt. Agora são elas, mas o filme é o mesmo, diz o Eurico de Barros, que só lhe dá uma estrela. Estas são as outras alternativas.

Foi descoberto um novo campo hidrotermal nos AçoresO monte submarino Gigante, um verdadeiro oásis debaixo de água (quente), fica a 570 metros de profundidade, a 60 milhas da ilha do Faial.

Está feito o resumo das notícias da manhã (muito alargado hoje, por causa do jogo de Portugal). Para o resto da actualidade, tem tudo o que precisa no ObservadorE não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira e bom início de Verão (ainda que com chuva, granizo e trovoadas)
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário