quinta-feira, 21 de junho de 2018

Ainda o Dia Mundial do Dador de Sangue – SNS



Esteja disponível para quem precisa. Dê sangue. Partilhe a vida!
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP (IPST) comemora o Dia Mundial do Dador de Sangue, assinalado a 14 de junho, com três sessões de colheita abertas ao público, em Lisboa, Porto e Coimbra.

As sessões de colheita decorrem:
  • Em Lisboa, a partir das 15 horas, no Parque das Nações, Av. Dom João II (em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama, junto à Gare do Oriente).
  • No Porto, a partir das 11 horas, no Centro de Sangue e da Transplantação do Porto, Rua do Bolama, n.º 133.
  • Em Coimbra, na Praça da República, a partir das 15 horas.

Dia Mundial do Dador de Sangue é comemorado, anualmente, no dia 14 de junho. Nesta ocasião, países de todas as regiões do mundo organizam eventos e atividades para celebrar a data, sensibilizar para a necessidade de dar sangue e agradecer aos dadores de sangue. Em 2018 a data é comemorada sob o lema «Esteja disponível para quem precisa. Dê sangue. Partilhe a vida».

Quem pode doar sangue
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

A saber
Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.
Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.
Para além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

Para saber mais, consulte:


NB: Com o novo modelo de comemoração deste dia que devia ser marcante para todos os dadores e ex-dadores de sangue, envolvendo os dirigentes associativos, deitou-se tudo a perder, fim que vinha sendo previsto há uns anos, aliás, a ADASCA foi uma delas, como resultado fomos atacados gratuitamente.
Algumas associações chamaram a atenção para essa possibilidade, mas, os ditos responsáveis fizeram orelhas mocas. Cada vez mais os dadores são tratados como objectos descartáveis: usa-se agora, para a seguir lançar fora, sendo posteriormente lembrado quando chega a altura de doar sangue de novo. Triste, muito triste!

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário