quinta-feira, 21 de junho de 2018

Cantanhede é o município mais amigo do ambiente em Portugal


O município português mais amigo do ambiente em 2017 foi Cantanhede. Esta é a ideia que transparece da análise dos dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativamente à proporção de resíduos urbanos preparados para reutilização e reciclagem.
Neste indicador, o concelho de Cantanhede foi o que teve melhor desempenho em Portugal durante o último ano, tendo sido enviados para a reciclagem 85% dos resíduos urbanos produzidos no território, mais do dobro da média nacional, que foi de 38%. O resultado obtido é produto da ação dos munícipes, em função da adoção de atitudes e práticas domésticas que respeitam as exigências inerentes à promoção da sustentabilidade ambiental, e também dos importantes investimentos que a INOVA-EM tem vindo a realizar neste domínio, bem como do facto de os resíduos serem objeto de tratamento mecânico e biológico numa unidade gerida pela ERSUC (Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro).
A forte aposta da empresa municipal tem sido desenvolvida no âmbito do projeto “Cantanhede Recicla”, o qual contempla ações orientadas para o crescente aumento do volume e da qualidade da reciclagem multimaterial em duas vertentes, designadamente na intensificação das campanhas de sensibilização e educação ambiental ao nível da produção e deposição de resíduos e no alargamento e valorização da rede de equipamentos públicos destinados à recolha seletiva. Neste âmbito, a INOVA-EM procedeu à distribuição gratuita de ecopontos domésticos para recolha seletiva em alojamentos familiares, tendo entretanto sido também consideravelmente reforçada a rede de equipamentos de deposição seletiva de papel e cartão, vidro, plástico e metal.
Para alcançar os objetivos previstos com o investimento realizado, a entidade gestora dos serviços de resíduos urbanos no Município de Cantanhede acionou mecanismos de intensificação das boas práticas ambientais, com enfoque no papel fundamental dos cidadãos relativamente à separação resíduos e, por essa via, no aumento do volume de materiais recicláveis, estando no terreno campanhas de sensibilização que incluem a visita de técnicos a todas as residências do concelho, entre outros aspetos.
Por outro lado, do ponto vista da gestão do processo de recolha seletiva, a empresa procedeu a uma rigorosa avaliação da quantidade e tipologia dos resíduos produzidos em cada habitação, bem como do modo como eles são depositados nos dispositivos disponíveis para o efeito.
O que se pretende é mobilizar continuadamente todos os munícipes para a adoção das melhores práticas de compostagem doméstica, reutilização de produtos e reciclagem, mobilizando os munícipes para uma intervenção ainda mais ativa na defesa do ambiente e na elevação dos padrões de qualidade de vida da comunidade.
E o resultado está à vista, com Cantanhede a destacar-se como o município mais amigo do ambiente em Portugal, nos termos do relatório que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizou a partir da análise de dados a nível nacional.
Ainda a este respeito, recorde-se que a INOVA-EM recebeu recentemente o Selo de Qualidade da Gestão de Resíduos Urbanos atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Dos 11 parâmetros de avaliação a que foi sujeita, a empresa situou-se no melhor nível de classificação em oito, sendo de destacar o reconhecimento da eficiência e eficácia da empresa em aspetos como Acessibilidade Física do Serviço, Acessibilidade do Serviço de Recolha Seletiva, Acessibilidade Económica do Serviço, Reciclagem de Resíduos de Recolha Seletiva, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário