quarta-feira, 20 de junho de 2018

Eu, Psicóloga | Autoestima: você não precisa ser perfeito.



Você já deve ter ouvido falar da famosa técnica do Cubismo de Pablo Picasso. Como é que algumas figuras geométricas desiguais e recortadas podem se tornar tão fascinantes quando colocadas juntas? Pense nisso e deixe esse pensamento em mente, porque essa forma de arte conhecida se tornará uma metáfora para sua personalidade.

Esse aspecto não é necessariamente ruim, pois é o que motiva o ser humano a melhorar, encontrar maneiras melhores e mais eficientes de fazer as coisas e alcançar a excelência.

Encare os fatos: você é imperfeito e tem vários defeitos. Pode ter um mau temperamento, ser tímido ou ter outra coisa que o envergonha, mas tem qualidades também. Todos os pedacinhos da sua personalidade, cada aspecto do seu ser se une para formar uma figura completa, como uma das pinturas de Picasso. Eles podem ter falhas mas, vistos como um todo, são belos, assim como você. Suas imperfeições o tornam perfeito.

A autoestima, ou como nos sentimos a respeito de nós mesmos, é um aspecto importante de nosso bem-estar emocional. Quando ela está elevada, nós nos amamos e nos respeitamos pelo que somos e geralmente nos sentimos satisfeitos na maior parte do tempo. Quando está baixa, sinaliza que não estamos felizes com quem somos.

Saber que você tem baixa autoestima é o primeiro passo para melhorar e superar esse hábito mental. Você pode ter baixa autoestima se tiver pensamentos negativos sobre si mesmo que podem revolver em torno de um traço específico, como seu peso ou sua aparência, ou englobar várias áreas da sua vida, da sua carreira e dos seus relacionamentos.

Determine se seus pensamentos a respeito de si mesmo são positivos ou negativos. Se tiver problemas para avaliá-los ou para perceber um padrão, tente escrever os pensamentos que tiver a respeito de si mesmo todos os dias por uma semana e depois procure por padrões ou tendências nas frases.

Ninguém nasce com baixa autoestima; ela é construída a partir da infância com necessidades que não são atendidas, respostas negativas dos outros ou por causa de um grande evento negativo.

Foque nas coisas que gosta a respeito de si mesmo para se lembrar que há mais do que aquilo em que sua voz interna negativa se foca. Dê os parabéns a si mesmo por suas conquistas sem qualificá-las.

Escreva suas conquistas, os elogios que receber e os pensamentos positivos que tiver sobre si mesmo. Embora os negativos possam não ir embora totalmente, passar mais tempo focando nos aspectos positivos melhorará seus sentimentos de valor próprio no geral.

Dicas:

  • Cerque-se de pessoas que se importem com seus sentimentos! Quem não se importa com você não o ajudará a ser mais confiante.
  • Sua força interior o ajudará a atingir seus objetivos na vida. Caso caia, levante-se e tente novamente.
  • Você é quem é, e ninguém pode mudar isso. Seja você mesmo e não tente copiar os outros.
  • Não deixe as propagandas de revistas e outras mídias afetarem sua autoconfiança com estratégias de marketing: as campanhas muitas vezes procuram colocar sentimentos de medo e insegurança em destaque. Resista aos esforços do marketing com sua confiança interna e com o conhecimento sobre as táticas usadas.
  • O mais importante de tudo é acreditar em si mesmo: se acreditar que consegue, você será capaz.
  • Não se concentre em impressionar os outros; em vez disso, seja você mesmo. Dessa forma, as pessoas terão você e seu conforto consigo mesmo em alta estima.
  • Seja assertivo. Para melhorar sua autoestima, você precisa conseguir o que deseja ou precisa, por isso faça coisas por si. Lembre-se de que deve se ajudar antes de poder ajudar os outros.
  • Diga a si mesmo que é confiante e extrovertido, mesmo que não se sinta assim. Seus sentimentos e crenças vêm todos de seus pensamentos, portanto, se acreditar que é confiante e extrovertido, você será. Pense e aja como se nem soubesse o que é ter baixa autoestima.
  • Olhe-se no espelho todo dia e tente encontrar algo para admirar em si: sua aparência ou suas conquistas.
  • Fale consigo mesmo de maneira positiva sempre. Diga a si mesmo que está ótimo hoje e faça a positividade se tornar seu estado natural de ser.

Aviso:
  • Uma autoestima sempre baixa pode ser um sinal de depressão. Fale com seu médico  e um psicólogo e veja todas as opções disponíveis se achar que esse pode ser o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário