quarta-feira, 20 de junho de 2018

Fatura de Rui Patrício seguiu para Inglaterra

Wolves só está disponível para pagar se Bruno de Carvalho sair. Van Weert chegou para o ataque e Viviano é o alvo para a baliza.
O Sporting avisou o Wolverhampton de que está à espera do pagamento da transferência de Rui Patrício. Na segunda-feira, o clube inglês anunciou a contratação do guarda-redes, que rescindiu com o Sporting, e recebeu a fatura leonina, reclamando o devido pagamento horas depois, segundo avançou o jornal Mirror.
Apesar de o guardião se ter comprometido com os ingleses por quatro temporadas só depois de ter rescindido contrato com os leões, alegando justa causa, o Sporting considera que tem direito a receber a verba correspondente à transferência. Só não ficou claro o valor da fatura, visto que o Wolves ofereceu 18 milhões de euros pelo passe do n.º 1 da baliza nacional, tendo Bruno de Carvalho recusado a proposta e pedido 20 milhões, o que levou os ingleses a abortar as negociações e Rui Patrício a rescindir.
Aliás, nesta terça-feira, no comunicado enviado à CMVM a propósito da análise feita pelo PWC, auditor da Sporting SAD (ver página anterior), os leões avisaram que agiriam contra os jogadores que rescindiram e contra os clubes que os contratem, "pelos danos e prejuízos sofridos, tendo a expectativa de ser, em consequência, devidamente ressarcido".
Desconhece-se ainda como reagirá o clube recém-promovido à Premier League a este pedido de pagamento de Patrício, mas a medida parece não ter caído bem ao dono e proprietário, uma vez que, segundo soube o DN, o Wolves já tinha feito saber que estaria disposto a pagar os 18 milhões caso Bruno de Carvalho deixe o clube.
Substituto de Patrício, quinta-feira
Apesar da turbulência em termos diretivos e das noves rescisões (falta clarificar a de Battaglia e a de Rafael Leão), o Sporting continua ativo no mercado a fechar contratações para a nova temporada. O avançado holandês Tom van Weert chegou ontem a Lisboa para discutir os termos do contrato com os leões, e o guarda-redes Emiliano Viviano deve viajar para Portugal amanhã também com o intuito de fechar o acordo com a SAD.
Van Weert, de 28 anos, é contratado para preencher a vaga deixada em aberto pelo compatriota Bas Dost, que foi um dos nove jogadores que rescindiram contrato alegando justa causa. O avançado jogou na temporada transata no Groningen, tendo apontado 12 golos em 32 jogos.
Já Emiliano Viviano é o alvo para render Rui Patrício na baliza dos leões. Com 32 anos, o guardião italiano é um velho conhecido de Sinisa Mihajlovic, o novo treinador sérvio do Sporting, que o orientou na Sampdoria na temporada 2014--15. Viviano chegou a ter uma experiência no Arsenal, da Premier League inglesa, em 2012-13, cedido pelo Palermo. Mas em duas temporadas em Londres realizou apenas um jogo, regressando a Itália rumo à Sampdoria, onde permaneceu até hoje.
O guarda-redes conta ainda seis internacionalizações pela seleção italiana, sendo a última vez em 2011. A contratação de Emiliano Viviano vai obrigar a SAD do Sporting a fazer um investimento de cerca de três milhões de euros.
Numa mensagem deixada na segunda-feira no Facebook, Bruno de Carvalho tinha prometido que nesta semana iam começar a ser anunciados reforços - "jogadores identificados para o plantel principal de futebol sénior masculino a serem ainda contratados com os respetivos anúncios a começarem nesta semana". Na mesma mensagem, o presidente do Sporting revelou também que Francisco Geraldes, Matheus Pereira, Ryan Gauld e Carlos Mané iam regressar dos respetivos empréstimos para integrar o plantel, que na nova época estará às ordens do sérvio Sinisa Mihajlovic.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário