segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Castelo de Paiva | Vai estar patente ao público até ao final do mês: “MOVIMENTO CIDADÃOS DO MUNDO” APRESENTA EXPOSIÇÃO "RABÃO CARVOEIRO - UM BARCO PAIVENSE"

O “ Movimento Cidadãos do Mundo “, com o apoio do Município de Castelo de Paiva e do Centro Sol Nascente, vai realizar no próximo dia 20 de Novembro (Sábado), pelas 15H00, no Centro de Interpretação da Cultura Local, no Largo do Conde, a cerimónia de inauguração da exposição denominada "Rabão Carvoeiro - Um Barco Paivense", que estará patente ao público até ao final do corrente mês.

Pretende-se, com este evento cultural, divulgar a importância que teve na região duriense o Barco Rabão Carvoeiro e dos seus barqueiros, enquanto símbolos emblemáticos do património mineiro e da própria cultural paivense, assumindo-se a iniciativa como uma jornada de homenagem e evocação desta memória histórica do concelho de Castelo de Paiva.

Do programa anunciado consta um momento musical, a cargo do quinteto de metais da Banda dos Mineiros do Pejão e a intervenção de Luís Moreira, pelo Movimento Cidadãos, seguindo-se a leitura por Paula Simões, de um breve excerto do conto "Barqueiros da Esquadra Negra", do escritor Manuel Araújo da Cunha.

Registe-se ainda as alocuções do ex-barqueiro António Martins Monteiro e do escritor Manuel Araújo da Cunha, bem como as intervenções da vereadora do Pelouro da Cultura Liliana Vieira, e do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha.

A iniciativa termina com um Porto de Honra, sendo a entrada livre com uso sendo obrigatório o uso de máscara de protecção.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário