segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Proença-a-Nova | Tigelada presente no novo livro de receitas do chefe Hélio Loureiro

O chefe Hélio Loureiro, renomado cozinheiro no panorama português, apresentou a tigelada, produto típico do concelho, no seu novo livro de receitas “Cozinhar à Portuguesa com o Chefe Hélio Loureiro”, nas bancas desde 4 de novembro. O compêndio apresenta receitas tradicionais portuguesas, num método simples e prático, utilizando robots de cozinha, e desmistificando a ideia de que é complicado e moroso concretizar algumas destas receitas, como a tigelada. No seu livro, o doce típico regional aparece como sendo de fácil execução e com um tempo de duração a rondar os 36 minutos, dividido em apenas seis passos. O chefe recomenda que a tigelada de Proença-a-Nova seja acompanhada de um porto Tawny 30 anos, servido fresco.

A compilação conta também com histórias sobre cada uma das receitas apresentadas, revelando segredos das “avós”, conjugados com a utilização de robots de cozinha. O chefe Hélio Loureiro conta que “para se constituir este livro procuraram-se receitas tradicionais portuguesas nas velhas sebentas gastas pelo tempo e pelo uso, nos livros antigos de edições esgotadas, nos autores e gastrónomos que, durante décadas, as recolheram e selecionaram”. Afirma ainda que neste volume estão preservadas “memórias de um Portugal que não queremos perder, num retorno à terra, às origens e aos sabores de sempre, agora colocadas ao alcance de todos de forma simples e prática”.

A ligação do chefe Hélio Loureiro com o concelho não é recente, tendo apadrinhado a participação da tigelada de Proença-a-Nova no concurso para as 7 Maravilhas Doces de Portugal. Participou em diversas cozinhas ao vivo, dinamizadas pelo município em festivais gastronómicos. Em 2020 aceitou o convite da Câmara Municipal para integrar o lote de júris no Prémio Literário Pedro da Fonseca, com o tema “Palato: Gastronomia Tradicional do concelho de Proença-a-Nova”. Deu também o seu contributo para a elaboração da carta gastronómica do concelho de Proença-a-Nova, que está a ser desenvolvida pelo Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário