quarta-feira, 9 de março de 2022

“Aqui não há santos” em exposição na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Mostra do autor Cató Ilude

Está patente ao público até ao próximo dia 31 de março, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, a exposição “Aqui não há santos” de Cató Ilude.

Apresentando-se como uma forma inédita de arte contemporânea, a mostra é constituída por 24 ilustrações e esboços de desenhos de Cató, onde se exibem temas gráficos vibrantes que afloram questões sociais e políticas incómodas. Os temas abordados nos trabalhos expostos centram-se na fragilidade do ser humano e espelham algumas realidades que caracterizam a sociedade contemporânea atual: a situação da Mulher, a anorexia, a “gordofobia”, o Homem “sem sentimentos”, o trabalho em época de quarentena, a transsexualidade, a depressão, entre outros.

As várias ilustrações e esboços exibidos pelo artista em “Aqui não há santos” apresenta em Cantanhede a sua primeira paragem, numa exposição que se encontra em crescimento, aproveitando para misturar no seu trabalho Art Noveau, designadamente em composição e tipografia com cartoon em Arte Digital, demonstrando que a maioria dos temas é intemporal e que pode sobreviver ou ser aplicado a eras diferentes, sem perder a essência sua mensagem.

O autor refere sobre o que motivou à criação deste trabalho salientando que “apesar de pessoas diferentes, continuamos a ser um grupo. Somos, acima de tudo, um grupo de pessoas. Aqui não há santos! Aqui não há estranhos! Apenas pessoas com gostos e fés diferentes, com crenças diferentes. Acredita! Eu Acredito!”, concluiu.

Sobre Cató Ilude

Cató ou Carlos António Duarte Simões, nasceu em Cantanhede, em 1994.

Licenciado em Design Gráfico e Multimédia pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, possui um Mestre em Ilustração e Animação, pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave, de Barcelos.

Com um extenso e variado currículo artístico, o percurso de Cató Ilude está marcado por inúmeras participações em exposições de Arte, coletivas e individuais, em mostras nacionais e internacionais de Ilustração, Animação e Fotografia.

Entre as várias distinções recebidas pelo artista consta o 1º prémio no Programa de Apoio às Artes Visuais 2017 (Individual), da Fundação Calouste Gulbenkian, e, em 2014 ver o seu trabalho “Acessos” (Fanzines) adquirido pelo MoMA - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e pelas Fundações Calouste Gulbenkian, em Lisboa e pela Serralves, no Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário