quarta-feira, 9 de março de 2022

Marinha Grande | LIMPEZA URBANA EM ANÁLISE COM AS FREGUESIAS

A limpeza urbana e a sua importância para tornar as freguesias mais sustentáveis foi o tema da sessão de apresentação promovida pela ALU - Associação de Limpeza Urbana - Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, no dia 8 de março, nas instalações da Junta de Freguesia da Marinha Grande e que reuniu os representantes das três freguesias do concelho e o secretário do executivo municipal, João Carriço.

A reunião pretendeu responder às dúvidas e necessidades do Município e das Freguesias, relacionadas com a limpeza dos espaços públicos, uma vez que os autarcas estão fortemente conscientes da sua relevância na relação que a população estabelece com os locais que frequenta, impactando de forma direta a sua qualidade de vida e a saúde pública.

Consciente destes desafios, a ALU promoveu um estudo que teve como principais objetivos caracterizar a importância e impacte deste setor em Portugal, incluído o benefício decorrente das componentes sociais, económicas e ambientais, e propor uma estratégia de intervenção para a promoção do setor como peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida dos cidadãos.
 
A ALU é uma associação sem fins lucrativos que iniciou a atividade em 2020 e que conta com um total de 43 associados entre municípios, juntas de freguesia, empresas municipais e empresas privadas fornecedoras de serviços e produtos nas áreas associadas à Limpeza Urbana.

É a primeira associação nacional desta área de atividade e que reúne o sector público e o privado. Tem como primeiro objetivo encontrar soluções inovadoras integradas e ajustadas às necessidades das entidades responsáveis pela limpeza urbana nas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário