quarta-feira, 9 de março de 2022

Piaget alarga oferta pós-graduada à zona centro e interior

Protocolo celebrado com o Município de Mangualde irá permitir a deslocalização de três pós-graduações, com o objetivo de atrair e fixar jovens na região.

O Instituto Piaget abre esta semana as inscrições para os primeiros cursos de pós-graduação a realizar fora dos seus polos académicos. A iniciativa surge na sequência da assinatura de um protocolo de cooperação assinado com a Câmara Municipal de Mangualde que permitirá deslocalizar para este concelho três pós-graduações que são atualmente lecionadas pelos Instituto Piaget de Viseu, de Vila Nova de Gaia e de Almada.

 


Em sessão pública a realizar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, esta quinta-feira, dia 10 de março, pelas 11h00, será apresentada a abertura das inscrições das pós-graduações em “Cibersegurança e Proteção de Dados na Administração Pública”, “Inovação, Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde” e “Saúde Pública e Gestão da Qualidade Alimentar”.

 

A parceria entre o Instituto Piaget e a Câmara Municipal de Mangualde tem subjacente a ideia de que o processo de expansão da rede do ensino superior criará um espaço de oportunidades, de desenvolvimento e de capacitação, desempenhando um papel essencial na atração e fixação dos jovens na região. O Instituto Piaget é a entidade responsável pela gestão pedagógica-científica e administrativa dos cursos.

 

A pós-graduação em “Cibersegurança e Proteção de Dados na Administração Pública” visa proporcionar formação específica no âmbito da liderança e gestão da cibersegurança e proteção de dados, de acordo com os principais standards e boas-práticas, complementada com os conceitos privacy-and-securtiy-by-default e by-design, no contexto de organizações com missões de interesse publico, forte vertente regulatória e escassez de recursos.

 

Trata-se de um curso de criação recente no Instituto Piaget, lançado em 2021, mas já com grande adesão, numa altura em que os ciberataques a empresas privadas e instituições públicas aumentam em número e eficácia a cada mês. O curso está integrado na oferta formativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Almada.

 

A pós-graduação em “Inovação, Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde”, por seu turno, foi criada a partir de uma visão integrada e multinível da gestão da qualidade e auditoria em saúde, pretendendo dotar os participantes de competências técnicas e científicas que contribuam para um desempenho profissional efetivo, inovador e para a obtenção da certificação como Auditor Interno. O curso estava, até aqui, disponível apenas na Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Vila Nova de Gaia.

 

Por fim, a pós-graduação em “Saúde Pública e Gestão da Qualidade Alimentar” destina-se à formação de profissionais especialistas, habilitados para a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, assim como adquirir competências para realizar auditorias internas a Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar (ISO 22000). No universo do Instituto Piaget, o curso está integrado na oferta formativa do ISEIT de Viseu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário