quarta-feira, 9 de março de 2022

Barcelos | IPCA implementa o Plano de Ação Para a Igualdade de Género

 A igualdade do género é um pré-requisito para um mundo melhor 

António Guterres 

Secretário-Geral do ONU 

 


Para o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), a igualdade de género reveste importância civilizacional, enquanto corolário da igualdade de direitos, de liberdades, de garantias, de oportunidades e de reconhecimento entre homens e mulheres. O IPCA está, assim, comprometido em garantir a promoção e incorporação de uma cultura de diversidade e inclusão baseada no respeito pelo ser humano e na igualdade de oportunidades em todas as suas áreas de atuação. 

Neste âmbito, o IPCA elaborou um Plano de Ação Para a Igualdade de Género (PAIG) para 2022, onde, através da realização de 27 ações, se propõe alcançar 9 objetivos que estão distribuídos por quatro eixos: gestão estratégicaigualdade de géneroconciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal e combate à discriminação, ao assédio e promoção da diversidade. 


O PAIG prevê a constituição de um Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género com responsabilidades ao nível da implementação, acompanhamento e monitorização do Plano. 

A implementação do Plano contribuiu diretamente para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Género.


Estudantes do IPCA são rostos de campanha do Dia da Mulher

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o IPCA convidou as estudantes para uma sessão fotográfica que decorreu no Campus em Barcelos e nos Polos em Braga. Guimarães, Esposende e Vila Nova da Famalicão.
Esta atividade culminou com uma mostra de todos os retratos realizados num outdoor na Avenida Professor João Carvalho, no Campus do IPCA.
O trabalho está ainda patente nas redes sociais e pretendeu celebrar o dia 8 de março que é uma homenagem a todas as mulheres que durante mais de dois séculos lutaram ativamente contra discriminação, da luta por melhores condições de trabalho ao direito ao voto. O 8 de março é celebração, mas é também um dia para lembrarmos o muito que ainda há por alcançar.
O IPCA comemora o Dia da Mulher com as suas Estudantes pois são presente e futuro.

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário