quarta-feira, 9 de março de 2022

Alunos ucranianos e russos apelam à paz

 Do sul de Portugal, uma mensagem de paz: alunos do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, de origem ucraniana e russa, juntaram-se num apelo ao fim da guerra entre os dois países. Ucranianos ou russos, todos se dizem tristes face à situação e sublinham a importância da união entre os dois povos.

Daria, aluna de origem ucraniana:"Sinto-me um pouco triste e um pouco inútil, vendo os lugares onde tenho memórias e a minha família a sofrer."

Yaroslav, aluno de origem ucraniana:"Não é o povo que faz isso, é outras coisas... E, por isso, para mim russo ou ucraniano não importa. O que importa é a pessoa, como é que ela é."

Liubov, aluna de origem russa:"Temos de estar unidos. Não podemos falar mal uns dos outros, porque somos como irmãos."

Ekaterina, aluna de origem russa e ucraniana:"Não há diferença entre Rússia e Ucrânia. Eu vivo com essa situação da guerra e percebo que a minha avó está na Rússia e o meu avô e a minha [outra] avó estão na Ucrânia e fico preocupada, claramente."

Com a colaboração de professores e da direção, os cerca de setenta alunos de origem ucraniana e russa do Agrupamento preparam-se também para receber refugiados que deverão chegar a Portugal nas próximas semanas.

Euronews/Lusa


Nenhum comentário:

Postar um comentário