Henrique Cymerman acaba de propor ao Papa Francisco, tendo obtido o seu consentimento, a realização da segunda Oração pela Paz. A primeira, que teve lugar em Junho de 2014, juntou o judeu Shimon Peres e o muçulmano Mahmud Abbas, presidentes israelita e palestiniano, respectivamente. Com esta segunda oração compromete-se também a ONU, tendo o vice-secretário geral, Miguel Ángel Moratinos, sido agora recebido pelo Papa, que se manifestou profundamente favorável à iniciativa.
Nessa audiência, o Papa Francisco recebeu o novo livro de Cymerman, Conversando com o Inimigo – Do Porto a Abu Dhabi via Telavive, editado pela Guerra e Paz, obra que saudou, desejando que possa ser publicada em muitas línguas e países.
Recorde-se que o livro de Cymerman, Conversando com o Inimigo é também, pela radical diversidade dos seus protagonistas, um manifesto pela tolerância cultural e religiosa, comungando da luta contra a «ascensão do ódio», de que Moratinos, alto representante das Nações Unidas para a Aliança de Civilizações, tem vindo a ser um dos principais agentes.
Conversando com o Inimigo, teve publicação também no Brasil, e vai ser lançado em breve em Israel e em Espanha, e atingiu, em Portugal, o 1.º lugar nos tops na rede de livrarias Bertrand e do El Corte Inglês, estando em 3.º no top da Fnac e no top da plataforma online Wook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário