quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Sessão Pública do COMSOLVE - Uma Comunidade de Energia Solar em Ílhavo

 Esta Sessão Pública vai ter lugar no dia 24 de setembro (sábado), às 10h, no Mercado Municipal de Ílhavo. Servirá para dar a conhecer o projeto COMSOLVE aos ilhavenses e esclarecer as suas dúvidas, mas sobretudo receber ideias para o desenho de uma Comunidade de Energia Renovável em Ílhavo e recolher potenciais participantes na mesma!

O que é uma Comunidade de Energia Renovável (CER)?

Uma CER é um modelo descentralizado de produção de eletricidade. Podem fazer parte de uma CER indivíduos e/ou organizações públicas ou privadas, incluindo empresas médias, entidades da economia social e autarquias, que se juntem para investir na produção de energia. Essa energia passará a ser de todos os membros, que a irão autoconsumir coletivamente, mediante regras definidas pelos mesmos. Basicamente, são projetos de Autoconsumo Coletivo (ACC) a funcionar sob uma entidade jurídica própria (por exemplo, uma Cooperativa de Interesse Público) que pode ter atividades para além da produção de energia (por exemplo, o combate à pobreza energética).

 

O objetivo principal de uma CER é propiciar benefícios ambientais, económicos e sociais aos seus membros e às localidades onde opera, em vez de lucros financeiros.

 

E para que serve o COMSOLVE?

COMSOLVE é um acrónimo para “COMunidade de energia SOLar com integração de Veículos Elétricos”. Este projeto visa:

  • Desenvolver soluções de gestão para Comunidades de Energia Renovável (CER e ACC), com integração de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia com base em baterias de segunda vida;
  • Incluir a produção descentralizada de eletricidade a partir de painéis fotovoltaicos e a partilha da energia produzida pelos membros da comunidade, potenciando a criação de “prossumidores” (produtores que também são consumidores) no concelho de Ílhavo.

O consórcio do projeto é formado por quatro parceiros (Digitalmente, Coopérnico, Instituto de Telecomunicações e Magnum Cap), sendo financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional de Lisboa (POR LISBOA 2020) e do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020) do Portugal 2020 [Projeto COMSOLVE com o nº 047019 (CENTRO-01-0247-FEDER-047019)].


Nenhum comentário:

Postar um comentário