quinta-feira, 15 de setembro de 2022

“Governo deixou estudantes à mercê do mercado.” BE quer ouvir ministra no Parlamento sobre alojamento estudantil


O Bloco de Esquerda acusa o Governo de deixar os alunos do ensino superior abandonados no que toca ao alojamento.
N as declarações políticas na abertura da sessão plenária, esta quarta-feira, no Parlamento, a deputada Joana Mortágua criticou o Governo por festejar o elevado número de estudantes colocados, este ano, na 1.ª fase concurso de acesso ao ensino superior, mas, depois, não garantir que esses alunos têm alojamento.
Bloco de Esquerda considera que, para quem quer seguir o ensino superior, entrar na universidade é "o mais fácil" e que o pior vem depois. "Não me refiro aos desafios académicos, nem aos exames difíceis, nem às noites viradas nos livros. Refiro-me às razões que levam mais de 10% dos alunos do ensino superior a desistir da licenciatura logo no primeiro ano", disse Joana Mortágua.
A deputada sublinhou o peso da educação universitária no orçamento das famílias portuguesas - que, afirma, não acompanha o do resto da Europa - e a falta de alojamento para os mais de 20 mil alunos deslocados.
"No início deste ano letivo, havia menos 80% da oferta de alojamento no mercado de arrendamento e os preços das casas, dos quartos, estavam 10% mais caros", notou Joana Mortágua, que responsabiliza o Governo.
"Quando a Associação Lisbonense de Proprietários anuncia a decisão concertada de não colocar as suas casas no mercado de arrendamento, nós somos obrigados a perguntar porquê", continuou Joana Mortágua, acrescentando que a resposta é "porque pode".
"Porque o Governo deixou os estudantes à mercê do mercado de arrendamento inflacionado e especulado. Porque viu esse problema agravar-se nos últimos anos e pouco ou nada fez. Porque não criou serviço público", criticou.
"Numa coisa, os Liberais têm razão: o mercado é assim. Não reconhece direitos nem ajuda ninguém. Esse é o papel do Estado e é por isso que o Estado tem de ser forte", atirou.
O Bloco de Esquerda considera que, "enquanto uns protegem os lucros, outros perdem o direito à Educação" e, por isso, quer ouvir no Parlamento a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre as medidas que pretende tomar para proteger os estudantes.
O requerimento para a audição de Elvira Fortunato deu entrada, esta quarta-feira, na Assembleia da República.

TSF
Imagem: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário