domingo, 22 de janeiro de 2017

Hora de Fecho: A história dos acordos (e desacordos) ortográficos

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A história da língua faz jus ao objecto: já muito se deu à língua sobre como se deve usá-la. Carlos Maria Bobone recorda pontos de viragem fundamentais e os vanguardistas que as protagonizaram.
"Esta é a maior audiência de sempre a assistir a uma tomada de posse, ponto final!". A garantia da Casa Branca no ataque à imprensa choca com a realidade dos números que são conhecidos.
Trump não gostou das fotos da assistência na sua tomada de posse e o seu porta-voz retaliou convocando os jornalistas para os atacar e garantir que Trump teve maior assistência de sempre.
Trump já reagiu aos protestos de sábado, questionando porque é que "essas pessoas não foram votar". Pouco depois, foi mais contido, e disse que reconhece o direito à expressão dos pontos de vista.
Reportagem do dia onde centenas de milhares de mulheres protestaram contra Trump um dia depois da sua tomada de posse. Para elas, antes de ser Presidente, é um "porco misógino" e um "violador".
O chefe da diplomacia alemã afirma que a eleição de Trump marca o fim de uma era e que Berlim irá salvaguardar "uma cooperação transatlântica estreita e confiante" com a nova administração americana.
Eis finalmente o regresso de Pepa à Luz, depois de ter sido despedido do Moreirense nas véspera do jogo do campeonato em Novembro. Agora é a valer, num duelo entre o primeiro e o último
Suki Kim passou seis meses infiltrada como professora de inglês em Pyongyang. Tirava notas que guardava clandestinamente numa pen. Quando saiu, escreveu um livro. O Observador entrevistou-a em Bali.
Líder do PSD diz que o crescimento económico do país "continua a ser medíocre", comparado com o passado e com países como Espanha e Irlanda, atribuindo à diferença de políticas públicas esta situação.
Fernando Medina explica ao Obsevador porque defende os prémios para quem acaba as obras antes de tempo. Esclarece ainda porque é que o Eixo Central não teve prémio: o caderno de encargos foi alterado.
O porta-voz do PS acusa o líder do PSD de estar "divorciado da realidade e do país" e considera que Passos é que demonstra uma "atitude revanchista" ao não admitir a melhoria da economia. 
Opinião

João Marques de Almeida
Ironicamente, e tragicamente, ao colocar a existência da NATO e da UE no centro da vida política europeia, a eleição de Trump pode expor as contradições da geringonça e tornar a sua vida mais difícil.

André Azevedo Alves
O enviesamento, arrogância e sobranceria com que a sua candidatura e os seus apoiantes foram sistematicamente analisados dificultaram e muito a compreensão do fenómeno Donald Trump. 

Timothy Garton Ash
Não, não estou a antecipar a III Guerra. Mas uma versão no século XXI de uma crise dos mísseis de Cuba? É perfeitamente possível. Não se deixem enganar. Estamos às portas de uma viagem muito perigosa.

Rui Ramos
Trump é considerado um perigo para a democracia. Mas os anti-trumpistas não parecem menos perigosos. Entre a mentira e o assédio, os anti-trumpistas vão fazendo o que dizem que Trump fez ou vai fazer.

Maria João Avillez
Peneda lembra o Torres do Benfica, de quem se dizia que era “o Torres, sempre ele”. Hoje é “o Peneda, sempre ele” mas ao contrário: sem cabeça e a meter golos na própria baliza. Um diabo, embora pobre
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário