quinta-feira, 2 de novembro de 2017

360º - Justiça espanhola vai pedir extradição de Puigdemont a qualquer momento. Medina já fechou acordo com o BE para Lisboa

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A Justiça espanhola vai emitir a qualquer momento uma ordem internacional de extradição para Puigdemont e outros ex-conselheiros que se encontram na Bélgica. Já esta manhã, vários ex-governantes catalães estão a ser ouvidos em tribunal. Mas recusam responder às perguntas do juiz.  Estamos a seguir tudo em direto no nosso liveblog.

O homem que matou oito pessoas num ataque terrorista em Manhattan estava a planear o atentado há um ano.E, na semana passada, fez um ensaio no parque de estacionamento de uma loja. Na acusação contra Sayfullo Saipov lê-se que o FBI encontrou no telemóvel do atacante 90 vídeos com instruções do Estado Islâmico.

Trump pediu a pena de morte para Sayfullo Saipov, que tratou por "animal. E já admitiu enviá-lo para Guantánamo, onde estão detidos outros suspeitos de terrorismo.


Mais informação importante
Fernando Medina já fechou o acordo com o BE para Lisboa. Ricardo Robles fica com o pelouro da Educação e Áreas Sociais e há outras cedências aos bloquistas: mudanças na política de renda acessível, gratuitidade de manuais escolares e um centro de acolhimento para a comunidade LGBT.

Manuel Maria Carrilho já reagiu no Facebook à condenação por violência doméstica, ameaça, ofensas à integridade física, injúrias e denúncia caluniosa. Começando por citar Albert Camus, fala em "ardis" e "armadilhas".

O juiz Neto de Moura voltou a defender-se na sequência da polémica provocada pelo acórdão sobre violência doméstica. “Não sou retrógrado. Muito menos sou tolerante com a violência doméstica”, disse à Visão, afirmando-se "incrédulo" com as reações à sua decisão.

O Governo já está atrasado no combate aos fogos do próximo ano. Segundo o DN,  o caderno de encargos para renovar os meios aéreos para 2018 deveria ter sido concluído em outubro - mas não foi.

Os CTT continuam a cair em Bolsa e o BPI aconselha a vender. As ações perderam um quarto do valor em dois dias.

Está prevista a abertura de 15 novos hotéis em Lisboa em 2018. A notícia é do Negócios.

Donald Trump já convidou Jerome Powell para líder da Reserva Federal dos EUA. A sua escolha para sucessor de Janet Yellen à frente do banco central norte-americano está a ser interpretada como uma opção pela continuidade. Mas será mesmo?

As acusações de assédio sexual em várias áreas continuam a surgir de forma imparável:
  • Dustin Hoffman admitiu ter assediado e apalpado uma estagiária de 17 anos durante a rodagem do filme “Death of a Salesman”, em 1985;
  • Há uma nova denúncia contra Kevin Spacey, agora feita por um ator mexicano que trabalhou com ele quando o americano era diretor de um teatro em Londres: "Parece que só era preciso ser um homem menor de 30 anos para ele se sentir livre para nos tocar";
  • O realizador e produtor Brett Ratner foi acusado por seis mulheres de assédio e abuso sexual;
  • O ministro da Defesa britânico, Michael Fallon demitiu-se depois de uma jornalista ter revelado que ele lhe pôs a mão na perna, durante um jantar, há 15 anos. A própria jornalista desvalorizou o episódio, mas amigos próximos do político admitem que poderiam surgir notícias de outros "flirts inapropriados" se ele se mantivesse no cargo.
Como preparar um jogo em 93 horas e ganhá-lo numa palestra de dez minutos? O Bruno Roseiro explica, na crónicado FC Porto-RB Leipzig, que os portistas venceram por 3-1.

Foi o 100.º jogo de Danilo pelo FCP - e acabou com  12.º golo do jogador. O médio foi o melhor em campo.


Os nossos Especiais

“Não quero romancear Lenine como o ‘lado bom’ e Estaline como o ‘lado mau'”. Orlando Figes, em entrevista a José Manuel Fernandes, fala sobre A Tragédia de um Povo, um dos estudos clássicos da Revolução Russa, agora editado em Portugal. É mesmo para ler.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "A política orçamental como ciência eleitoral": "O fim do regime simplificado para os recibos verdes é coerente com uma política orçamental concentrada no mercado eleitoral".

Paulo Tunhas escreve "Depressa, que já nos viram": "O 'homem de esquerda' ainda vive no interior do mito da Revolução Francesa, que lhe garante uma ilusória inteligibilidade da história. A qualquer momento, essa ilusão salta de novo para a boca de cena".

Mário Pinto escreve "O Estado (português) contra a Sociedade Civil": "Razão têm os ex-ministros Roberto Carneiro, Marçal Grilo, Oliveira Martins e Nuno Crato, quando defendem que as escolas privadas podem e devem também ser integradas no serviço público de educação".

Maria João Avillez escreve "Pequenas notas sem importância": "Somem-se as parcelas da magnânima generosidade que António Costa assinou de cruz para antever mais ano, menos ano, um novo ciclo de desgraça na desafortunada história das nossas contas públicas".

Luís Aguiar-Conraria escreve "Assinar é de homem":"Como explicar que num assunto destes, em que uma mulher foi agredida à mocada por dois homens e vilipendiada num acórdão por outro homem, tão poucos homens assinem uma petição? Merece reflexão".

Maria João Marques escreve "Sugestões de cenários para entrevistas": "Podemos ridicularizar Costa (e a TVI) pelo cenário da entrevista. Mas não esqueçamos que ações de propaganda como esta foram a única preocupação que o primeiro-ministro demonstrou depois de Pedrógão".


Notícias surpreendentes

Esta semana, pode ver no cinema “A Festa”, uma comédia política negra que, segundo Eurico de Barros, "deixa de rastos a elite progressista e bem-pensante inglesa". O nosso crítico dá-lhe quatro estrelas.

Há mais três filmes para ver: "Peregrinação" é uma adaptação da obra de Fernão Mendes Pinto; “Nos Interstícios da Realidade” é um documentário sobre António de Macedo; e “Stronger — A Força de Viver”, um drama sobre factos reais com Jake Gyllenhaal.

Com um novo mês, há novos alimentos que atingem a sua melhor fase. Em Novembro, o que está na época são as laranjas, as endívias, os kiwis e mais. Veja aqui.

A Web Summit está mesmo a estrear. Vão ser quatro dias, centenas de conferências e mais de mil oradores, já a partir da próxima semana. A Carolina Branco e a Marta Leite Ferreira pegaram na agenda completa e transformaram-na numa bússola para saber onde ir de acordo com os seus interesses.

Daqui a nada começa a discussão no Parlamento sobre o orçamento. E vamos ter muitas notícias da Catalunha. Já sabe, está tudo aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário