quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Eu, Psicóloga | O que você define como o bem-viver? Será que existe um ideal?


Para explanar melhor sobre o "bem-viver", quero compartilhar um trecho com vocês retirado de um livro sobre Psicologia Positiva, que estuda forças e virtudes humanas que fomentam a felicidade e bem estar.

No trecho que trago, conta a história do “O Sábio do Golfo”, a intenção é despertar uma simples reflexão, sobre o que é uma vida boa, completa e feliz.

Um norte Americano ao encostar num píer avista um barco com um único pescador e observa que nele há muitos quilos de camarões, o americano elogia o pescador mexicano e pergunta sobre a malha de pesca, o pescador diz que a foi tecida pelo seu pai e todos os dias ele trabalhava nela para que ficasse firme.

O norte americano questiona quanto tempo demora em realizar a pesca. O pescador responde: “Só um pouquinho Señor” O Norte americano diz: “E no resto do tempo o que pratica?” O mexicano responde: “Eu durmo até mais tarde, rezo, vou pescar camarão, brinco com os meus filhos, tiro uma “siesta” com a minha mulher, Maria, examino e conserto a rede, faço uma caminhada pela cidade todas as noites, onde tomo uns goles de vinho e toco violão com os amigos. Aos domingos, vou á missa e passo o resto do dia com minha família, tenho uma vida totalmente "anti-ocupada", señor. Eu sou muito feliz!”

Com isso o norte americano ironizou e disse: “Eu tenho MBA em Havard e poderia ajudá-lo a ter mais sucesso. Você deveria usar uma rede com malha mais fina e passar mais tempo pescando, e com os lucros, comprar um barco maior, uma rede mais longa, com a qual você poderia cobrir muitos quilômetros. Com os lucros do barco maior, você poderia comprar mais barcos. Com o tempo, você teria uma frota. Em lugar de vender o produto de sua pesca a um intermediário, você poderia vender direto para a fábrica e depois abrir sua própria. Você poderia controlar o produto, o processamento e a distribuição, teria que mudar desta vila pequena de pescadores para a Cidade, depois poderia ir para Houston ou Las Angeles e de lá você dirigiria sua empresa em expansão.” 

O Mexicano ficou surpreso com o plano complicado do Norte Americano e fez uma pergunta: Mas señor quanto tempo eu levaria para fazer isso? O norte Americano falou com simplicidade: Entre 15 e 20 anos. Mexicano: Mas e depois Señor? O norte americano riu e disse: Ah mas essa é a melhor parte: quando chegar a hora, você poderá vender ações da empresa ao público e ficar rico. Você ganharia milhões! Mexicano: Milhões Señor? Mas, e depois? Norte americano: “Aí você se aposentaria, mudaria para uma pequena vila de pescadores, onde dormiria até mais tarde, rezaria, pescaria um pouco, brincaria com seus netos, faria uma sesta com sua mulher, faria caminhadas pela vila a noitinha, onde poderia tomar vinho com os amigos e ficar com sua família”.

Eu não sei você, mas eu acho esse texto fantástico e em minha opinião dispensa até comentários e gera uma boa reflexão.

Pois entendo que ás vezes buscamos tantas coisas para ser feliz e as vezes ela já é completa, aporem nossa ânsia de buscar sempre mais e mais nos tira a condição de viver as coisas mais simples e de fato felizes da vida, onde nos colocamos num caminho de utopia com nossos planos mirabolantes e que muitas vezes fica impossível de atingirmos uma perfeição do bem viver.

Portanto, não sejamos hipócritas, melhorar nossa vida, faz parte dela, porém convido você a repensar como queremos bem-viver...

Onde nossas ambições podem nos levar? E será que ela realmente tornará nossa vida boa, será que teremos tempo para apreciar as coisas como estar com os entes queridos, caminhar, estar com os amigos?

Como anda sua vida hoje?

Será que bem viver tem sido uma utopia ou você tem conseguido trazer a sua realidade?!


Psicóloga Suzidalia Alves dos S. Brito
CRP: 06/126904
Contato: 11 96548-3610

Fonte de pesquisa: SYNYDER, C.R ; LOPEZ, L. J; Psicologia Positiva: Uma abordagem cientifica e prática das qualidades Humanas. Porto Alegre; Artmed, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário