quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Fotografias noturnas sobre a zona histórica da Lourinhã continuam patentes em estabelecimentos de restauração

(Mais) olhares noturnos sobre a zona histórica da Lourinhã estão em exposição.
Trata-se da continuação de uma mostra fotográfica da autoria de Tiago Picão de Oliveira, instalada inicialmente num bar e em três restaurantes dessa zona, baseada numa mostra documental que esteve patente no âmbito das Jornadas Europeias do Património de 2014 na Biblioteca Municipal da Lourinhã.
Recorde-se que fotos dessa mostra documental foram na altura transportadas para os referidos estabelecimentos de restauração, situados na zona onde foram captadas. O projeto prossegue, podendo as fotos do mesmo continuar a ser observadas no café Nicola e na pizzaria Rialto e agora, também, no restaurante Castelo e no bar Consultório.
Segundo o crítico de arte Fernando Bessa, nas fotografias que compõe essa intervenção artística “Tiago Picão de Oliveira mostra-nos a sua (já) mestria numa plêiade de belíssimos noturnos, que refletem um vasto acervo de influências (sem que retirem a originalidade evidente de retratos) nomeadamente o maravilhoso sul-americano, o fantástico ocidental ou o surrealismo suave.
Mergulhando no(s) mistério(s) da noite, o artista conduz-nos pelos caminhos pós-vertinos quando a tranquilidade se sobrepõe ao bulício, sem que tal deixe de manifestar a perene consistência do(s) panorama(s) noturno(s) grávido(s) de mágico e misterioso capaz e (conseguido) de nos conduzir pelo ventre do objetivo fotografado.
O seu aparente impressionismo só o é sem o ser, ou seja, no palpável jogo do retrato e do retratado sobressai, não o objeto sólido mas, antes, a essência do fotógrafo manifestada pela “mediunidade” do suporte.
Por assim dizer, a fotografia de Tiago Picão de Oliveira é marcada pela sensibilidade espiritual de quem alimenta cada foto com cumplicidade generosa, gosto apurado, técnica perfeita, e amor pelo objeto retratado, fazendo sobressair, desse modo, o cerne do destinatário com alma e mão de artista, como que afastando o figurativo para nele imprimir a alma do criador.
A beleza plástica das fotos de Tiago Picão de Oliveira, e a sua luminosidade clara remete-nos, enfim, para as palavras doutas do poeta: «Só quem vem das (…) noites escuras / pode amar assim o imenso mundo do sol!» (Casais Monteiro).
Lágrimas de “sol” fulgente que derramam da noite intensa! Ou, dito de outra forma, o vento de uma fotografia pode, como é o caso, abanar todas as árvores!”.
De referir que a exposição “A Noite – Olhares sobre a Zona Histórica da Lourinhã”, que pretende dar a conhecer “o outro lado” de lugares que marcaram a vivência do autor das fotos da mesma, apresentando perspetivas originais de objetos visuais comuns aos lourinhanenses, e abordando a “poética da noite”, está patente nos mencionados estabelecimentos de restauração por tempo indeterminado.

BREVE CURRÍCULO DO AUTOR
Tiago Malvar Cruces Picão de Oliveira, nascido a 13 de julho de 1978, é licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde cedo começou a colaborar em várias publicações regionais. Foi jornalista no Rádio Clube da Lourinhã e, desde 2002, desempenha funções na área de assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Torres Vedras, onde realiza trabalho fotográfico.

Em 2011 obteve os 1.º e 3.º prémios no concurso de fotografia “Património e Paisagem Urbana”, inserido nas Jornadas Europeias do Património e organizado pelo Município da Lourinhã, o que foi o ponto de partida não só para o projeto “A Noite – Olhares sobre a Zona Histórica da Lourinhã”, mas também para outro projeto fotográfico, intitulado “Património Religioso – Do Global para o Local, do Passado para o Futuro…”, o qual já esteve patente em diversos espaços, nomeadamente na Galeria Dr. Afonso Rodrigues Pereira, no Convento de Santo António, na sede da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, na Casa da Cultura da Ponte do Rol, na associação juvenil “Tá a Mexer” e no jornal Alvorada.

Uma exposição de fotografia também da sua autoria, intitulada “As Noites… de Budapeste – Passeio no Danúbio” está atualmente patente no bar Consultório, depois de ter estado no Arte Café, em Torres Vedras, entre agosto de 2013 e de 2016.

Também atualmente patente e igualmente de sua autoria está na Biblioteca Municipal da Lourinhã a exposição “Lourinhã, da Noite para o Dia – Marcas do Património Local”, que se constitui como uma continuação do projeto “A Noite – Olhares sobre a Zona Histórica da Lourinhã”.

O seu trabalho tem integrado várias exposições coletivas de fotografia, promovidas pelo Município da Lourinhã, pela Cooperativa de Comunicação e Cultura e pelo Arena Shopping.



Nenhum comentário:

Postar um comentário