quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Sessão sobre Desporto Adaptado na Casa Municipal da Juventude

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha organiza no próximo sábado, 4 de novembro, pelas 15h00, a sessão “Desporto Adaptado: uma realidade especial”. A iniciativa tem lugar na Casa Municipal da Juventude e é de participação gratuita.

 Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social, salienta que o objetivo da sessão é sensibilizar a comunidade, em especial as pessoas portadoras de deficiência, para a prática desportiva e realçar a necessidade de integrar estes munícipes numa modalidade onde possam demonstrar as suas capacidades

A ação vai contar com a participação de Alberto Costa, Vice-Presidente da Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, Carlota Cunha, Técnica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, bem como de um representante da Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto.

  A Câmara Municipal está a elaborar um diagnóstico social das pessoas com deficiência e incapacidade no Concelho, com a colaboração de diversas entidades e IPSS. Até ao momento, já foram identificadas 323 pessoas com necessidades especiais, sendo que a maioria apresenta deficiências de origem mental e motora.

Tendo em conta a realidade Albergariense, o Município pretende implementar, em 2018, diversas modalidades adequadas ao perfil dos munícipes com deficiência e incapacidade, aproveitando os recursos humanos e equipamentos municipais disponíveis. Para tal, estão a ser desenvolvidas parcerias com entidades locais e com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência de forma a promover a prática desportiva inclusiva.

  A Câmara Municipal criou, em 2014, o Incluir+, um programa que visa promover a inclusão social da população com deficiência e que contempla, entre outras iniciativas, sessões regulares de atividade física com os utentes da APPACDM. Com a implementação do projeto de Desporto Adaptado, será possível alargar a prática desportiva a mais pessoas, com diferentes incapacidades.

O Desporto Adaptado surgiu no início do século XX, com as primeiras atividades a serem dirigidas para os portadores de deficiências auditivas e visuais. Depois da II Guerra Mundial, com o regresso de soldados com diferentes mutilações, houve um forte impulso, com a criação de novas modalidades. Desde 1960 são realizados os Jogos Paralímpicos e, atualmente, há mais de duas dezenas de opções para pessoas com deficiência, desde o atletismo, o basquetebol e o ciclismo, ao remo, vela e natação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário