quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Manifestação deixa sindicato sem dinheiro para pagar dívidas

Sindicato está a pedir 22 euros a cada um dos participantes no protesto de setembro em Lisboa para pagar os 47 mil euros que deve a empresas de autocarros
Resultado de imagem para Manifestação deixa sindicato sem dinheiro para pagar dívidas
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) não tem dinheiro para pagar as dívidas que resultaram da manifestação de setembro, que acabou junto à Assembleia da República e encerrou uma semana de greves no setor. O protesto teve uma adesão maior do que a esperada e levou o sindicato com sede no Porto a alugar 55 autocarros para transportar 2150 pessoas. Resultado: um gasto na ordem dos 47 mil euros e a incapacidade em cumprir a promessa de custear a deslocação sem pedir dinheiro aos associados. Agora, a organização sindical está a pedir 22 euros a cada um dos participantes no protesto e espera ainda a aprovação de um empréstimo bancário para pagar a quem deve.
"As empresas dos 55 autocarros fretados, de norte a sul, para transporte dos colegas, reclamam o pagamento que lhes é devido, de que não dispomos, por erro de cálculo nosso e excesso de confiança em quem não devíamos confiar", explicou o presidente do SE, numa nota publicada no blogue Ser Sindicalista. Questionado pelo DN, José Azevedo adiantou que "foram sendo alugados autocarros e mais autocarros, à medida que iam ficando cheios, sem ter em conta que o sindicato não tem quotantes para fazer face a estas despesas" [o SE tem cerca de cinco mil quotantes, segundo dados da própria organização]. Num tom ainda mais crítico, José Azevedo defende que "não se devia ter levado tanta gente a Lisboa com a promessa de não pagarem a viagem - vieram sócios, não sócios e até parteiros - até porque se falaram em patrocínios que não se concretizaram".
Já no texto publicado no blogue, intitulado Apelo à compreensão e ajuda dos enfermeiros, José Azevedo admitiu que, "sendo nossa intenção oferecer o meio de transporte gratuito a todos os Enfermeiros, que se quiseram manifestar, somos obrigados a dar o dito por não dito, e a pedir aos colegas se nos ajudam a pagar a conta.
Até agora, a "generosidade" dos associados rendeu 4600 euros, já abatidos a algumas empresas de aluguer de autocarros, e o sindicato espera ter um empréstimo de 70 mil euros aprovado até ao fim de semana. Isto depois de no final da semana passada ter lamentado a demora no processo com o banco. "Já só nos falta pedirem-nos uma certidão de óbito", queixava-se José Azevedo no Ser Sindicalista, acrescentando que os sindicalistas não querem "deixar a má nota de caloteiros, mas o banco a que recorremos não parece sensibilizar-se com isso".
Ao DN, o sindicato rejeita falar em falência, até porque tem "um grande património imobiliário, com, por exemplo, quatro prédios no Largo do Padrão, no Porto", mas admite não ter liquidez.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário