sábado, 13 de janeiro de 2018

O que não faz falta é animar Malta e Leeuwarden – mas faz-nos falta comer algas

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
Já falta pouco para serem coroadas as Capitais Europeias da Cultura deste 2018. Malta, ilha do Mediterrâneo, carrega no próximo sábado no botão on e, até Dezembro, faz a festa, com especial enfoque na capital, La Valletta – e há espectáculos para todos os gostos, centrados essencialmente em redor de quatro praças míticas. Leeuwarden, na Frísia, Holanda, ainda tem mais uma semana para afinar cada detalhe, para que nada falhe. O Sousa Ribeiro, rapaz abispado, foi à frente e hoje explora alguns dos pontos da programação cultural de ambas as cidades que vale a pena acompanhar. Isto tudo, claro, com outras sugestões de passeios para dar em La Valletta e Leeuwarden e arredores. O resultado das suas deambulações está aqui e aqui. É apontar a bússola e seguir viagem.
Quem também seguiu viagem, mas cá dentro, foi a Rute Barbedo que, em plena época baixa, com cheiro a Inverno, se fez à estrada até Fornos de Algodres. Não é, de todo, o destino mais óbvio, mas é sobretudo por isso que tem mesmo que ler o que ela nos diz. Só um cheirinho, para abrir o apetite: esta história tem antas e dólmenes, caminhadas sem gente e tempo para “partir nozes, trincar medronhos e engordar de queijos”. Chega para o convencer a entrar?
Ricardo Oliveira, o nosso protagonista da semana, convidou o Luís Octávio Costa para entrar em sua casa. E ele aceitou. A casa de Ricardo é um barco, chama-se Mathilda e está atracado na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, desde Junho de 2016. “A liberdade que dá viver num barco…” E mais não se diz, o resto é para ler
Entremos agora por outras águas, ou melhor, algas. A Alexandra Prado Coelho esteve nos Açores, numa aula, no meio das rochas, dada por cinco especialistas em algas de várias universidades portuguesas. Também houve um jantar inspirado nelas, a propósito do lançamento do projecto Go Foodies, que junta gastronomia e ciência. O que há de mais importante a reter é isto: as algas “têm uma função na regulação dos lípidos e do colesterol, na prevenção das doenças cardiovasculares". "E têm 35% de proteína. Não faz sentido que sejam a base da nossa alimentação, mas podem facilmente ser integradas nela, como um vegetal”, diz Ricardo Melo, um dos cientistas. Posto isto, vai um crème brûlée com erva-patinha?
Ou será que prefere antes um vermute? Aceite o convite do Luís Octávio Costa, que foi conhecer a Vermuteria da Baixa, no Porto, onde, para além da bebida-rainha, ainda experimentou alguma da finger food disponível, entre focaccias e piadinas. Venha daí, este copo é por nossa conta.
Está tudo dito por hoje. Eu volto no próximo sábado, mais ou menos à mesma hora. Mas já sabe: por aqui temos sempre novidades para si. Boas viagens!

Vale a pena voltar aqui



O livro que mostra “recantos mágicos” de Portugal

__________________________________


As sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Janeiro vão decorrer na seguinte data e horário:
-Dias 17, 24 e 31 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras), ainda nos Dias 20 e 27 das 9 horas às 13 horas (Sábados) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário