sábado, 13 de janeiro de 2018

Manhã de sábado: Rio e Santana. Os últimos dias da corrida ao PSD

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Cinco ações, dois voos, milhares de quilómetros, mas apenas três distritos. E todos a norte. Nos últimos dois dias, Santana e Rio foram onde havia mais votos. O Observador também.
O Túnel do Marquês e o Parque Mayer foram duas das maiores polémicas. O aumento da dívida é um dos problemas da gestão de Santana em Lisboa, interrompida quando assumiu o cargo de primeiro-ministro.
Ao fim de 12 anos à frente da câmara do Porto, ficou com a fama de ser um gestor rigoroso. Mas também teve muitas polémicas: do Aleixo ao Bolhão, da cultura ao FC Porto, dos "popós" aos arrumadores.
Num documento do Ministério Público citado pelo semanário pelo Expresso, lê-se que a Justiça angolana não dá "garantias" de dar seguimento ao processo relativo a Manuel Vicente.
Esta é uma das conclusões que consta do relatório definitivo sobre este surto que causou seis mortos e dezenas de infetados, o qual foi recentemente entregue ao Ministério Público.
O número de vítimas mortais nos deslizamentos de terra provocados por fortes tempestades na Califórnia, oeste dos Estados Unidos, subiu este sábado para 18, anunciaram as autoridades.
O Irão anunciou que não aceitará mudanças no acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais, depois de Trump ter dito que queria trabalhar com os aliados europeus para corrigir "falhas" no acordo.
O treinador dos encarnados aproveitou a conferência de imprensa sobre o jogo contra o Braga para responder à polémica iniciada por Sérgio Conceição, que o chamou de boneco.
Novas informações divulgadas pelo Football Leaks voltam a por em xeque o astro argentino. Em causa estão irregularidades de pagamentos feitos entre o clube, o jogador e a sua fundação.
“The Portuguese” é um espetáculo para estrangeiros sobre a História de Portugal, com texto de Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins. Estreia-se este sábado, dia 13, às 18h00, no Casino Lisboa.
Era como se os Estados Unidos e a União Soviética tivessem armas apontadas um ao outro, mas nunca tivessem disparado. Ou não será bem assim? Os campos de batalha de um conflito latente. 

Comer/Ver/Fazer

Manuel Lourenço é o Primeira Dama e Lena d’Água não precisa de apresentações. Apesar dos 40 anos que os separam, tocam juntos este sábado na Galeria Zé dos Bois, perto um de outro, como eles gostam. 

Três produtores de cerveja artesanal em Marvila -- Musa, Dois Corvos e Lince -- juntaram-se para promover a "sua" zona da cidade de Lisboa. Este sábado, 6 de janeiro, celebram o Dia de Reis em grande. 

A dieta mediterrânica caiu para o segundo lugar na lista das melhores dietas do mundo. Algumas nem o obrigam a esquecer as sobremesas. Escolha a sua dieta para 2018. 

A nova realização do autor de "A Lagosta", a fita de e com Dave Franco sobre "The Room", um dos piores filmes já feitos, e "Jogo da Alta Roda", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana. 

O argumentista Aaron Sorkin estreia-se a realizar com a história real de Molly Bloom, a chamada "princesa do poker", interpretada por Jessica Chastain. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas. 

O Washington Post selecionou os 12 melhores vinhos do ano, tendo em conta a relação preço-qualidade. Em terceiro lugar está um tinto português que dizem ser uma verdadeira "pechincha". 

O DOC em Armamar é o restaurante português mais bem classificado no ranking mundial do TripAdvisor em 2017. Vai daí, almoçámos entre o rio e as vinhas antes da inevitável entrevista ao chef. 

É o eterno dilema dos saldos: investir em peças básicas e intemporais ou alinhar o guarda-roupa com as tendências da estação? Na dúvida, damos-lhe os dois. São 50 peças para comprar nos saldos. 

A nova zona de restauração do El Corte Inglés já abriu e reúne no último piso da loja 17 restaurantes - seis deles de chefs estrelados nacionais e internacionais - e um supermercado gourmet. 



Opinião

Alberto Gonçalves
A proximidade às mesas dos restaurantes onde se distribuem prebendas do Estado não equivale a “ter mundo”. Pequenino e comum ao dr. Santana, ao dr. Rio e a Portugal inteiro é um mundo que dá pena.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Graças a Deus, no nosso país não constam clérigos com relevância eclesial, ou presença significativa nos meios de comunicação social, que publicamente sejam críticos do Papa Francisco.

Rui Ramos
O PSD tem de decidir qual é mais arriscado: se apostar nos que cometeram erros em 2004, ou se confiar nos que parecem preparar-se para cometer erros do mesmo tipo em 2019. 

José Manuel Fernandes
Porque é que em Portugal, e em especial no PSD, poucos têm a frontalidade de defenderem o que pensam só porque julgam que isso não é conveniente, não é popular ou ofende a brigada dos bons costumes?

Maria João Avillez
Quem como eu testemunhou “in loco” o melhor do país sentado no hemiciclo de S. Bento em 1975 não pode deixar de tropeçar hoje numa abissal diferença de almas e procedimentos.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário