domingo, 17 de junho de 2018

Hora de Fecho: A biografia da estrada a que chamam "da morte" /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A N236-1 tem vários séculos de história, mas o incêndio de Pedrógão Grande, no ano passado, transformou-a na "estrada da morte". Como surgiu e mudou aquele pedaço de terra onde morreram 47 pessoas.
O Presidente da República defendeu hoje uma meta de cinco anos, até 2023, para resolver o problema das desigualdades entre litoral e o interior, sob pena de o país falhar como um todo.
Para Xavier Viegas diretor do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, não se pode aceitar que se repitam as consequências do fogos do ano passado: "Não podemos ter sequer uma pessoa morta."
Aguero abriu o marcador a favor dos argentinos aos 19', mas Finnbogason empatou o jogo aos 23'. Aos 64', Halldorsson defendeu um penálti de Messi. Siga ao minuto.
Os argentinos tentaram mas não conseguiram ultrapassar um muro chamado Haldorsson, que até defendeu um penálti de Messi. A Islândia conquistou o primeiro ponto de sempre num Mundial.
Leonel Messi não conseguiu os mesmos feitos que Cristiano Ronaldo. Falhou um penálti no Argentina-Islândia e saiu triste do jogo. Reveja o momento numa sequência de imagens.
"Ética no mundo real", de Peter Singer, aborda desde os direitos das galinhas à defesa do veganismo, passando por questões como a cidadania e o direito de voto, até à batota no jogo.
Só a partir de 16 de junho é que os portugueses deixam de trabalhar para pagar impostos e passam a ganhar exclusivamente para si. Em média, foram 168 dias a trabalhar para cumprir obrigações fiscais.
A França ganhou à Austrália por 2-1, com o golo da vitória a surgir a menos de 10 minutos do fim. Um jogo que fez história: foi o primeiro num Mundial onde o vídeo-árbitro mudou uma decisão.
Adeus Sochi (ou até já), olá Moscovo. Após a estreia de Portugal no Mundial, as atenções estão focadas em Marrocos para voltar à cidade onde Estaline passava férias e onde existe um museu "especial".
Estado-Maior-General das Forças Armadas garante que G-3 "cumpre todos os requisitos" para atuação dos militares portugueses na República Centro-Africana. Uma resposta à notícia do Observador 
Opinião

Djaimilia Pereira de Almeida
A caligrafia é uma técnica humana que acompanha o pensamento. O que perdemos ao deixarmos de ser capazes de pensar com as mãos e de transmitir às mãos aquilo em que estamos a pensar?

Rui Ramos
A presidência de Trump teve o efeito de trazer para a luz do dia o sectarismo e a vulgaridade de uma elite despeitada por os cidadãos americanos terem votado contra as suas instruções. 

Miguel Alvim
Como nos casos BPN, BPP, BES/NOVO BANCO/PT, no processo Casa Pia ou na tentativa do assalto ao poder de José Sócrates, também no Sporting a solução eficiente acabará por ser judiciária.

Helena Garrido
A infantilização dos portugueses tem sido o pior contributo da actual solução de Governo para o país. Uma herança do Estado Novo que algumas elites parecem adorar.

Paulo Tunhas
A polícia da linguagem que por aí anda e não perde nunca a ocasião de apontar o dedo a presumíveis culpados aproxima-se, num arcaísmo, de um entendimento das palavras próximo do pensamento mítico.
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário