sábado, 11 de agosto de 2018

Eu, Psicóloga | Cientistas descobrem ligação entre a depressão e dormir mal



Pesquisadores encontraram o elo neurológico que liga a privação do sono à depressão. Há uma forte conexão entre o córtex pré-frontal (responsável pela memória de curto prazo), o precuneus (no lóbulo parietal superior) e o córtex orbitofrontal lateral (associado a emoções negativas).

Por meio da análise de registros de 9.735 pessoas com depressão, foi descoberto que havia aumento da atividade nestas regiões do cérebro em pessoas que também relataram problemas na hora de dormir. 

"A relação entre depressão e sono tem sido observada há mais de 100 anos, e agora identificamos os mecanismos neurais de como eles estão conectados", disse Jianfeng Feng, da Universidade de Warwick, no Reino Unido. "As descobertas fornecem uma base neural para entender como a depressão está relacionada à má qualidade do sono. Isso, por sua vez, tem implicações para o tratamento da depressão e da melhora da qualidade do sono por causa das áreas cerebrais identificadas".

Os cientistas levantaram a hipótese de que essa atividade cerebral pode ser um sinal da manifestação de emoções negativas. Em parte, isso explica por que os problemas de sono e e depressão geralmente andam juntos.

Segundo o estudo, publicado no JAMA Psychiatry, as pessoas que têm problemas de depressão são mais propensas a ter insônia ou dificuldade para dormir. Ao mesmo tempo, pessoas com insônia também têm um risco maior de sofrer de depressão e ansiedade.

Para os cientistas, a pesquisa vai ajudar a descobrir maneiras de tratar problemas de depressão e melhorar o sono dos pacientes. 

"No mundo de hoje, a privação de sono se tornou um problema comum que afeta mais de um terço da população mundial devido às longas jornadas de trabalho, às atividades noturnas e ao aumento da dependência de eletrônicos", comentou Feng.

Nenhum comentário:

Postar um comentário