quinta-feira, 18 de julho de 2019

COIMBRA | PSD reclama justiça e bom senso para alunos do CAIC

O PSD Coimbra esteve reunido ontem com representantes dos alunos, pais e encarregados de educação do ex-CAIC, de Cernache, recentemente encerrado.
A concelhia do PSD liderada por Nuno Freitas afirma que “o encerramento definitivo do Colégio da Imaculada Conceição em Cernache sucede ao encerramento definitivo do Instituto de Almalaguês e ao encerramento quase total do Instituto Educativo de Souselas numa política educativa soviética dos últimos 4 anos que tornou Coimbra mais pobre e com menor coesão social nas freguesias mais periféricas”.
Nesta reunião o PSD tomou conhecimento da posição injusta e burocrática da Direcção Regional do Ministério da Educação que, arbitrariamente, indeferiu a inscrição dos alunos do ex-CAIC nas escolas da sua preferência. É evidente que a situação excepcional e única de encerramento de uma Escola como o CAIC obrigaria ao bom senso de minimizar os danos educativos e sociais daí decorrentes, compatibilizando a justa liberdade de escolha de alunos e pais com a rede escolar de Coimbra. Infelizmente, um Ministério da Educação capturado por planeamentos centrais soviéticos não deixa qualquer espaço para a liberdade de escolha, como o caso CAIC comprova à saciedade.
O PSD Coimbra aproveita o momento para “expressar publicamente o a poio ao princípio de liberdade de escolha dos alunos e pais na inscrição escolar com as necessárias adaptações da rede pública de ensino e até ao limite definido pelos Directores das Escolas com incremento da diversidade e concorrência de projectos educativos”. 
A concelhia liderada por Nuno Freitas manifesta o seu apoio aos Directores das Escolas públicas de Coimbra que se empenharam para encontrar soluções excepcionais e justas para a inscrição dos alunos do ex-CAIC;
 Os sociais democratas manifestam o seu apoio “aos alunos e Pais do ex-CAIC que estão a ser alvo de dupla injustiça com o encerramento que não desejaram do CAIC e a discriminação negativa da administração educativa do Ministério da Educação, numa perseguição política motivada ideologicamente e sem qualquer benefício educacional para os estudantes que são, aliás, desprezados pelo “sistema educativo”.
NDC

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