sexta-feira, 10 de maio de 2019

Ontem, 9 de maio Dia da Europa assinalado em Cantanhede



O Município de Cantanhede assinalou o Dia da Europa com a dinamização de uma ação informativa, seguida de debate, no âmbito da campanha “A Europa Vai à Escola”. A sessão decorreu na Escola Técnico Profissional de Cantanhede, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, que na ocasião lembrou o objetivo desta iniciativa destinada “apromover a participação dos jovens, criando cidadãos interessados, com consciência cívica, empenhados na resolução do seu presente e na construção do seu futuro.
O autarca sublinhou a importância das eleições europeias “porque nos cabe a todos decidir em que Europa queremos viver e a cada um assumir as suas responsabilidades relativamente a esta questão”. Pedro Cardoso considera que, “contrariamente ao que muita gente pensa, o projeto europeu e a democracia não são um dado adquirido, pelo que nunca é demais investir na sensibilização das pessoas, especialmente dos mais jovens, sobre os desafios da construção europeia, fazendo passar uma mensagem positiva sobre a Europa nos muitos aspectos que afectam diariamente a sua vida”.
O vice-presidente da autarquia cantanhedense enfatizou “a necessidade de iniciativas como esta, no sentido de promover a participação dos jovens, criando cidadãos interessados, com consciência cívica, empenhados na resolução do seu presente e na construção do seu futuro”.
Promovida pelo Município de Cantanhede, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, a sessão teve como objetivo promover a reflexão sobre as Eleições Europeias de 2019, de modo a contribuir para inverter elevadas as taxas de abstenção e com especial incidência nos jovens.
A iniciativa serviu também para apresentar o Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, que para além de valorizar o próprio ato de votar, incentiva a participação no processo democrático, de forma consciente e plenamente informada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário