sexta-feira, 10 de maio de 2019

Universidade Sénior da Curia promove ação sobre segurança dos cuidados de saúde

O auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, acolheu, no passado dia 8 de maio, uma sessão de formação sobre a “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde” levada a cabo pela equipa de enfermagem da Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) do Hospital José Luciano de Castro de Anadia, numa organização da Universidade Sénior da Curia (USC) e daquela equipa, com o apoio do Município de Anadia.
As responsáveis técnicas do Hospital de Anadia fizeram uma apresentação geral desta Unidade de Cirurgia de Ambulatório, do seu modo de funcionamento, bem como dos procedimentos cirúrgicos que ali se realizam.
Por outro lado, foi ainda aflorada a questão da “segurança cirúrgica”, dando a conhecer os seus objetivos e os riscos associados aos cuidados de saúde, assim como as questões e dúvidas que os utentes podem e devem fazer aos profissionais de saúde no antes, durante e no pós-operatório.
No final, os alunos da Universidade Sénior suscitaram algumas dúvidas sobre esta temática que foram prontamente esclarecidas pela equipa de enfermagem presente.
A Universidade Sénior da Curia foi inaugurada em outubro de 2007 com o objetivo de proporcionar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio preferencialmente para os maiores de 50 anos.
Funciona em horário laboral, de segunda a sexta-feira, sendo que cada disciplina não ocupa mais do que uma hora semanal. As atividades educativas decorrem em regime não formal, sem fins de certificação nem controlo de faltas, tendo como única finalidade a formação ao longo da vida.
Atualmente, a USC conta com cerca de 100 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário