domingo, 3 de novembro de 2019

Leiria é o Município português com o maior equilíbrio orçamental


O Município de Leiria continua a ser um dos que apresenta melhor desempenho financeiro, sendo uma referência nacional de recuperação financeira, segundo Anuário Financeiro da Ordem dos Contabilistas Certificados apresentado esta semana. 

Dos 308 municípios portugueses, Leiria ocupa a primeira posição no equilíbrio orçamental, indicador que permite aduzir o ajustamento da despesa à receita certa e permanente com vista à promoção da sustentabilidade financeira. Com um rácio de 59%, Leiria apresenta a melhor razão entre a despesa corrente acrescida do valor da média das amortizações e a receita corrente cobrada bruta. 

Para esse desempenho, contribui o facto de Leiria ser o primeiro município de grande dimensão com o menor peso de pagamentos da despesa com pessoal na despesa total, 19,4%. 

Leiria ocupa a 12ª posição dos municípios de grande dimensão com maior eficiência financeira, indicador que se tem mantido estável, e que permitiu dar um salto significativo ao nível do volume de investimento pago, nos últimos anos. Se analisada a evolução deste parâmetro, o valor rondava os 11,8 milhões de euros em 2014, tendo atingido em 2018 uma cifra próxima dos 24,8 milhões de euros. 

Neste Anuário ainda não está refletido a taxa mínima de 0,30% do IMI (Imposto Municipal de Imóveis) que entrou em vigor este ano em Leiria. Mesmo assim, em 2018, Leiria foi o vigésimo município na lista onde os seus habitantes mais conseguiram poupar na taxa de IMI, 55 euros. Ou seja, ao estabelecer a taxa de 0,38% em 2018, o Município de Leiria perdeu uma receita potencial de cerca de 7 milhões de euros, caso aplicasse a taxa máxima de 0,50%. 

No Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2018, apresentado esta quarta-feira pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), destaque ainda para o facto de Leiria figurar entre os municípios de grande dimensão com maior independência financeira (70,9%). 

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é, atualmente, uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na Administração Local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário