quarta-feira, 8 de março de 2023

FÔLEGO: planta árvores no Trilho dos Apalaches 25/03 | 9h @ Trilho dos Apalaches

 

No próximo 25 de março, às 9h, o projeto FÔLEGO e o Município de Oleiros convidam a comunidade para se juntar a uma ação de plantação de árvores, inserida no Trilho dos Apalaches com início no Vilar Barroco. A organização descreve o evento como uma “manhã de plantação em família”, que se cruza com a rota histórica dos Apalaches, o maior trilho de pegadas humanas do mundo.

As 300 árvores autóctones (pinheiros e medronheiros) a plantar serão cedidas pelo município e resultam do evento Planta Party, realizado pelo FÔLEGO no passado dia 19 de agosto no Jardim Municipal de Oleiros. O objetivo é reunir a comunidade de Oleiros, grupos locais e amigos da natureza para reflorestar esta área, ardida na sequência de um grave incêndio em 2017 – que decerto ainda assombra a memória de muitos.

Estabelecido em 2015, este trilho português pertencente aos Trilhos Internacionais dos Apalaches é visitado anualmente por 4 milhões de pessoas e considerado um dos ícones mundiais do pedestrianismo. O IAT- International Apalachian Trail parte do continente americano, tem 3.500km e atravessa a cordilheira montanhosa dos Apalaches, no sentido do seu comprimento, atravessando 14 estados dos EUA.

O percurso português situa-se em Oleiros, na Serra do Muradal e consiste numa Grande Rota, com cerca de 37km. O seu nome Grande Rota Muradal-Pangeia, faz alusão à emblemática montanha quartzítica onde se desenvolve, mas também ao continente que existiu há 200 milhões de anos - que juntava todos os continentes existentes atualmente e unia a região do Maciço Ibérico ao outro lado do atual Oceano Atlântico. Conhecida oficialmente, como GR 38 – Grande Rota Muradal Pangeia, “o trilho português dos Apalaches” consiste numa aproximação entre o continente americano e o europeu e é uma das maiores atrações turísticas da região.

As árvores estarão à sua espera no Trilho dos Apalaches e a plantação será acompanhada pela equipa do FÔLEGO e do Município no local.

Inscrições para o Trilho dos Apalaches e ação de plantação: 272681062 / Piscinas Municipais de Oleiros.

No mês de março, o FÔLEGO mobiliza três grandes ações de plantação e reflorestação em três concelhos do seu âmbito geográfico:

- 21 de março em Vila de Rei: plantação de árvores de grande porte no Jardim da Nossa Senhora da Guia;
- 25 de março em Oleiros: plantação comunitária de 300 árvores autóctones, inserida no Trilho dos Apalaches. Inscrições: 272681062 / Piscinas Municipais de Oleiros;
- 26 de março em Proença-a-Nova: plantação comunitária de 560 árvores autóctones numa área ardida do Parque Empresarial de Proença-a-Nova. Inscrições:

https://forms.gle/pgMhmkt5LBBQQBAB6

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO alia as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/
Redes sociais: facebook.com/folegoaceso / @folegoaceso


Nenhum comentário:

Postar um comentário