sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Governo da Galiza reconhece Caminho da Geira e dos Arrieiros


O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria para reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, contando-se entre o grupo inicial o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
O ministro da Cultura, Língua e Juventude, José López Campos, explicou que um dos objetivos desta nova classificação é reconhecer percursos que, embora não preencham todos os critérios exigidos para serem declarados Caminho de Santiago, “cumprem os requisitos considerados relevantes para receberem uma atenção especial das administrações públicas”.
“São percursos que ligam a história, tradição e património, e especialmente importantes para difundir a cultura e identidade por toda a região”, salientou López Campos, na terça-feira, dia 23, após uma reunião com representantes de municípios galegos.
O responsável do governo regional da Galiza explicou que esta medida responde às solicitações “dos municípios, associações e entidades que, nos últimos anos, têm realizado um extenso trabalho de documentação para divulgar rotas únicas”.
Assim, a criação desta categoria pretende destacar os itinerários que promovem e difundem a cultura, o desenvolvimento sustentável e a coesão social em diferentes regiões, especialmente nas áreas em risco de exclusão cultural devido às suas condições geográficas e sociais.
Além do Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros (CGA), estão também listados os itinerários de São Rosendo (Santo Tirso), Minhoto Ribeiro (Braga), Muxía via Brandomil, Mariñán, Muros-Noia, do Mar e do Künig.
Entre estes, o CGA é de longe o itinerário mais procurado pelos peregrinos, com 757 compostelas atribuídas este ano. Em oito anos, estima-se que tenha sido percorrido por pelo menos 7.634 pessoas, 3.176 das quais receberam o documento que comprova a chegada à capital da Galiza pelos meios tradicionais.
Esta nova categoria será formalizada através de um decreto que estabelecerá as medidas específicas para a proteção, promoção e apoio, garantindo que estes percursos recebem “uma atenção especial por parte das administrações públicas no planeamento de programas culturais, na atribuição de subsídios e na conceção de iniciativas que valorizem a sua importância”.

O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.

Foi apresentado em 2017, em Ribadavia (Galiza) e em Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, e referido em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo Império Romano do Ocidente, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Carlos Ferreira


Cantanhede | Projeto do Município de Cantanhede celebra 12 anos em 2026. “Tardes Comunitárias” com programa para o primeiro quadrimestre de 2026 definido


A programação para o primeiro quadrimestre de 2026 conta com diversas atividades culturais, educativas, desportivas e recreativas, a fim de promover o convívio e o conhecimento dos participantes.

Cantar as Janeiras, iniciativas culturais na Biblioteca Municipal, palestras temáticas, atividades físicas como hidroginástica e ações interativas como Peddy Paper “Nos Passos do Marquês” são algumas atividades previstas. Constam ainda da programação conferências, workshops, visitas, entre outras ações.

“Tardes Comunitárias” é um projeto de intervenção social promovido pelo Município, desde 2014, para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.
O programa, que celebra em 2026 o seu 12º aniversário e que regressa, após a habitual pausa de Natal, a 7 de janeiro, comporta, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse com uma programação diversificada como encontro regular às quartas-feiras à tarde.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
A participação é livre e gratuita, estando, no entanto, sujeita a inscrição obrigatória, permitindo que cada participante escolha apenas as atividades do seu interesse.

A programação poderá ser ajustada em função do perfil e necessidades dos participantes, sendo que, em algumas atividades, poderá ser necessário o uso de vestuário confortável e adequado. A participação é voluntária, podendo o participante desistir a qualquer momento, desde que comunique previamente essa intenção.

Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telef. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

Programa:
7 Janeiro
Cantar as Janeiras com o Coro da Universidade dos Tempos Livres
Claustros dos Paços do Concelho
Org: Educação e Juventude / Cultura Eventos

14 Janeiro
“Afetos e Emoções: evolução ao longo da História”
Desafio: “Escreva uma Carta de Amor / Amizade”
Biblioteca Municipal
Org: Biblioteca Municipal

21 Janeiro
Hidroginástica – entrada 15h
Piscinas Municipais
Org: Desporto

28 Janeiro
Palestra: “Viagem aos Campos de Concentração” por Eduardo Munhoz.
Biblioteca Municipal
Org: Rui Munhoz / Biblioteca Municipal

4 Fevereiro
“Somos mesmo o que comemos? Nutrição e o seu impacto no cancro”
Liga Portuguesa contra o Cancro
Biblioteca Municipal
Org: Ação Social

11 Fevereiro
Bailarico de Carnaval
Tema: A vida na década de 80!
Com lanche partilhado
Escola Conde Ferreira
Org: Turismo / Património

18 Fevereiro
Visita à exposição de Maria Amélia Magalhães Carneiro
Museu de Arte e Colecionismo
Org: Património

25 Fevereiro
Workshop de Pintura
Museu de Arte e Colecionismo
Org: Património

4 Março
Sessão sobre Risco Sísmica
Biblioteca Municipal
Org: Biblioteca Municipal

11 Março
Conferência sobre Maria Amélia Magalhães Carneiro
Biblioteca Municipal
Org: Património / Biblioteca Municipal

18 Março
Leitura de Cartas de Amor
Apresentação de brochura do desafio:
“Escreva uma Carta de Amor / Amizade”
Biblioteca Municipal
Org: Biblioteca Municipal

25 Março
Documentário sobre José Malhoa e o movimento naturalista (grande referência para Maria Amélia Magalhães Carneiro
Centro Paroquial S. Pedro
Org: Cultura Eventos

1 Abril
Sessão sobre Carlo Cutis – O Jovem Santo da atualidade
Biblioteca Municipal
Org: Ação Social / Rui Munhoz

8 Abril
Fisioterapia na doença respiratória - uma união que faz força
Fisio André Viegas
Centro Paroquial S. Pedro
Org: Desporto

15 Abril
Peddy Paper “Nos Passos do Marquês” – À Descoberta de Cantanhede
Praça Marquês de Marialva
Org: Turismo

22 Abril
Visita à ETAR de Cochadas
Saída: 14h / Chegada prevista: 17h
Inscrições de 9 de abril (a partir das 13h30 presencial e das 17h telefone) até 17 de abril
Cochadas - Tocha *
Org: Educação / INOVA

29 Abril
“Leitura a 3 Vozes”
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Biblioteca Municipal
Org: Biblioteca Municipal


quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Cantanhede | O encontro realizou-se na terça-feira. Trabalhadores Aposentados foram recebidos na Câmara Municipal


Cerca de 80 aposentados foram recebidos na terça-feira, 23 de dezembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Cantanhede no âmbito do tradicional convívio de Natal.

Os funcionários aposentados reuniram-se junto à Estátua Equestre do Marquês de Marialva e, posteriormente, seguiram para a Igreja Matriz de Cantanhede, onde foi celebrada uma missa em sufrágio dos funcionários já falecidos.
A sessão de cumprimentos decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio e dos vereadores Fernando Pais Alves, Célia Simões e Adérito Machado.
“É com muito gosto que recebemos os funcionários aposentados do Município, cuja presença honra a instituição e relembra o valioso contributo que, ao longo dos anos, prestaram ao serviço público”, sublinhou Helena Teodósio que fez questão de os colocar a par do trabalho e dos projetos que o Município tem vindo a desenvolver.
Um dos projetos apresentados tem a ver com o futuro Auditório Municipal que será construído no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. Com capacidade para cerca de 500 pessoas, o novo equipamento cultural contará com várias valências, incluindo uma sala de espetáculos, uma sala de exposições, um bar concerto e estúdios de áudio e imagem, entre outras instalações.

O projeto de requalificação da Biblioteca Municipal da Cantanhede foi outro dos projetos apresentados neste encontro.

“O ano que agora se inicia marca o começo de um novo ciclo, repleto de desafios e oportunidades. Encaramos o futuro com confiança, certos de que o próximo ano será mais uma etapa positiva na evolução da atividade municipal, orientada para responder de forma cada vez mais eficaz às necessidades e expectativas dos munícipes”, acrescentou.

O encontro com os funcionários aposentados da Câmara Municipal terminou com um lanche.



Crónica - A influência de S. Nicolau no espírito de Natal

 Falar de São Nicolau é falar de uma das figuras históricas que mais profundamente marcaram a forma como o Natal é vivido no mundo ocidental. Muito antes de existir o imaginário moderno do Pai Natal, com contornos comerciais e festivos, existiu um bispo real, inserido no seu tempo, cuja memória moldou valores que hoje associamos quase instintivamente ao chamado espírito de Natal.
São Nicolau nasceu na segunda metade do século III, na região da Lícia, na Ásia Menor, território do Império Romano. Foi bispo de Mira numa época de grandes transformações, marcada pela consolidação do cristianismo após séculos de perseguições. As fontes históricas diretas são escassas, como acontece com muitas figuras da Antiguidade Tardia, mas a veneração precoce e contínua confirma a sua existência histórica e a importância do seu testemunho.
A tradição preservou sobretudo a imagem de um pastor atento aos pobres, às crianças e aos marginalizados. Os relatos hagiográficos, ainda que não possam ser lidos como crónicas modernas, refletem práticas e valores concretos das primeiras comunidades cristãs. A caridade discreta, feita sem ostentação, tornou-se o traço dominante da sua memória. O episódio do auxílio anónimo a uma família em risco de miséria não é apenas uma narrativa piedosa, mas a expressão de um ideal cristão profundamente enraizado na cultura europeia.
A devoção a São Nicolau espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente cristão. A trasladação das suas relíquias para Bari, no século XI, reforçou a sua popularidade e transformou-o num dos santos mais venerados da Idade Média. Tornou-se padroeiro de crianças, estudantes, marinheiros e comerciantes, num tempo em que a proteção espiritual era sentida como uma necessidade concreta da vida quotidiana.
Historicamente, São Nicolau não está ligado ao nascimento de Cristo nem à celebração litúrgica do Natal. A sua festa ocorre a 6 de dezembro e manteve-se autónoma durante séculos. Foi a partir da Idade Média que, em várias regiões da Europa, se desenvolveu o costume de oferecer pequenos presentes às crianças no dia de São Nicolau, não como gesto consumista, mas como prática pedagógica e moral. Dar era um ato educativo, carregado de significado ético e religioso.
Com a Reforma Protestante, muitas destas tradições foram deslocadas para o dia de Natal, por rejeição do culto dos santos. Assim, valores associados a São Nicolau, como a generosidade, a partilha e a atenção aos mais frágeis, foram progressivamente integrados na vivência natalícia. A figura histórica foi sendo diluída, mas o seu legado permaneceu.
Nos séculos XIX e XX, sobretudo nos Estados Unidos, deu-se a transformação definitiva de São Nicolau numa personagem secular. O bispo de Mira desapareceu do imaginário coletivo, dando lugar a uma figura simpática, universal e desligada da sua origem cristã. Ainda assim, mesmo nesta forma moderna, subsistem elementos essenciais herdados de São Nicolau, como o dom gratuito, a alegria de dar e a centralidade da infância.
O espírito de Natal, tal como hoje o entendemos, não nasce do comércio nem da modernidade, mas de uma longa sedimentação histórica de valores cristãos. São Nicolau não criou o Natal, mas influenciou decisivamente a forma como ele passou a ser vivido no plano social e cultural. Recuperar a sua dimensão histórica não empobrece a tradição natalícia, antes a enriquece, devolvendo-lhe profundidade, sentido e memória.
Num tempo em que o Natal corre o risco de se reduzir a ritual vazio, a figura histórica de São Nicolau recorda que o essencial nunca esteve nos presentes, mas no gesto de cuidar do outro. É nessa herança, construída ao longo dos séculos, que reside a verdadeira influência de São Nicolau no espírito de Natal.
*Paulo Freitas do Amaral
Professor, Historiador e Autor

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

No sábado, dia 20 de dezembro. Chegada do Pai Natal dezenas de pessoas em Cantanhede


Dezenas de pessoas assistiram à chegada do Pai Natal, na Praça Marquês de Marialva, em Cantanhede, na tarde de sábado, 20 de dezembro.
A chegada do Pai Natal é o ponto alto da programação de Natal, acontecimento sempre muito aguardado com grande expetativa e entusiasmo, não só pelas crianças, uma vez que o cortejo integra outros motivos de interesse.
Este ano, o Grupo de Bombos Só Pedra abriu o desfile que, além de diversos animadores e da Banda 100 Malícia, interpretando um tema natalício original em jeito de flash mob, contou com a participação de um significativo grupo de “duendes” constituído no âmbito das Tardes Comunitárias, da UTLCC e dos Encontros Seniores – Envelhecer com Dignidade.
A animação da tenda começou antes do desfile, às 15h00, com um momento de dança pelo grupo UMOVE e terminou com a atuação da Companhia de Teatro Atrapalharte, que representou “Natal das Bruxas”, uma adaptação da obra original de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
No próximo fim de semana, a Praça Marquês de Marialva vai receber um conjunto de atividades pensadas para toda a família, com animação, desporto e música.

No dia 27 de dezembro, a tenda acolhe insufláveis entre as 14H00 e as 20H00. Entre as 16H00 e as 19H00, haverá uma demonstração de ténis de mesa, e pelas 18H00 sobe ao palco o espetáculo “O Quebra-Nozes”, pela ADN de Palco.
Ainda neste dia, a Igreja de São Caetano recebe um Concerto de Natal a proporcionar pela Filarmónica de Covões.
No dia 28 de dezembro, as atividades continuam com insufláveis na tenda da Praça Marquês de Marialva, das 14H00 às 20H00, e nova demonstração de ténis de mesa entre as 16H00 e as 19H00.
A programação inclui ainda um momento musical na Igreja do Bolho, onde, pelas 15H00, terá lugar um Concerto de Natal pela Banda Filarmónica Marialva de Cantanhede.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

MAIS 100 CUPÕES OFERECIDOS À COMUNIDADE PELO MARINHA NATAL 2025


O Município da Marinha Grande e a Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande (ACIMG) realizaram, esta terça-feira 23 de dezembro no Auditório do Edifício da Resinagem, o segundo sorteio do projeto “Marinha Natal 2025”, com a atribuição de 100 cupões. A iniciativa visa dinamizar o comércio local e envolver a comunidade durante a época natalícia.
Nesta segunda sessão foram sorteados 100 cupões de 100€, em vales nas lojas aderentes, destinados aos clientes de comércio local. O sorteio foi presidido pelo Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, que destacou a elevada adesão a esta iniciativa, com 27 296 registos, afirmando “enche-nos de alegria neste Natal”. Acompanhado pela Vice-presidente da ACIMG, Susana Santos que salientou a adesão de 50 estabelecimentos. Incentivando o envolvimento de novos estabelecimentos nesta iniciativa, que promove o comércio local “para que possamos dinamizar a Marinha Grande e levar a cidade a ter um maior alcance”.
O próximo e último sorteio realiza-se a 14 de janeiro, no Auditório da Resinagem. Cada vencedor recebe 5 vales de 20€, num total de 100€, para usar no comércio local. Os vales podem ser utilizados até 28 de fevereiro de 2026 e os pedidos de reembolso pelos comerciantes decorrem até 31 de março de 2026.
A iniciativa já realizou o sorteio de 200 cupões, ficando para sortear na sessão subsequente 100, a serem descontados nos estabelecimentos aderentes. Por cada 10€ em compras nos estabelecimentos aderentes, até dia 31 de dezembro de 2025, os clientes ganham direito a uma inscrição digital através de QR Code.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | XXIII ENCONTRO DE JANEIRAS TRAZ TRADIÇÃO E MUSICALIDADE À PRAÇA AL-MUTHAMID

 Integrando o evento Silves Alegria do Natal, a tradição secular das janeiras regressa à Praça Al-Muthamid, no próximo dia 4 de janeiro, pelas 16h00, para uma tarde de celebração da cultura popular e tradicional, naquela que é a 23.ª edição do Encontro de Janeiras. A entrada é livre.
Participam neste evento os grupos de cantares das janeiras da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa de Armação de Pêra; ALDEPA - Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Alcantarilha; Amigos da Pedreira; GC das Comunidades de Tunes; Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines; Os Alegres; Os Amigos do Mar; Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines; Sociedade Filarmónica Silvense; e da Sociedade Recreativa Alcantarilhense.
O Município de Silves convida todas as famílias a celebrar o espírito das janeiras neste evento musical recheado de tradição e alegria!
 

Para famílias carenciadas do concelho. Município de Cantanhede oferece cabazes de Natal à Conferência de São Pedro para famílias carenciadas

A Câmara Municipal de Cantanhede ofereceu 36 cabazes de Natal, na quinta-feira, 18 de dezembro, à Conferência de São Pedro, da Sociedade de São Vicente de Paulo, para que, entretanto, esta instituição social proceda à sua distribuição pelas famílias vulneráveis acompanhadas pelos Vicentinos no concelho de Cantanhede.
A entrega aconteceu no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, da vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, e dos representantes daquela instituição de solidariedade.

É fundamental esta conjugação de esforços, com o envolvimento de todos os parceiros, nomeadamente as juntas de freguesia, as IPSS e a Conferência. Embora ao longo do ano sejam distribuídos alimentos e prestado apoio às famílias carenciadas, esta ajuda é essencial para que possam celebrar esta época tão especial com algum conforto”, sublinhou Helena Teodósio.
Este gesto envolve um grande número de pessoas. O trabalho da Ação Social não se resume a esta iniciativa. Após a pandemia de covid-19, surgiram ainda mais pessoas em situação de carência. Cada vez mais há pessoas com necessidades, existindo um vasto trabalho complementar que muitas vezes não é visível”, acrescentou a vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, Célia Simões.

Por sua vez, os representantes da Conferência de São Pedro agradeceram a disponibilidade do Município de Cantanhede e asseguraram que os cabazes são atribuídos com base numa avaliação prévia, sendo efetivamente entregues a quem deles mais necessita.
Recorde-se que, além dos cabazes distribuídos através da Conferência de S. Pedro, a autarquia entregou cerca de 200 cabazes de Natal para atribuição às famílias vulneráveis do concelho, processo que está a ser operacionalizado, como habitualmente, pela Divisão de Ação Social e Saúde em articulação com as Juntas e Uniões das Freguesias.


MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE DISTRIBUI 105 CABAZES ANGARIADOS NA CAMPANHA “É TEMPO DE AJUDAR”


O Município da Marinha Grande distribuiu, de 15 a 20 de dezembro, os 105 cabazes fruto da 12ª Campanha Solidária "É Tempo de Ajudar", decorrida a 25 e 26 de outubro, numa parceria com a Associação Coração Delta (Delta Cafés), Intermarché aderentes, Grupo Nabeiro e Escutismo, em particular o Agrupamento de Escuteiros da Marinha Grande.
A ação de angariação de produtos de higiene pessoal para idosos em situação de vulnerabilidade, culminou na recolha de cerca de 1000 produtos de higiene. Distribuídos, à posteriori, com o apoio da PSP, nomeadamente pelo Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, que acompanhou os técnicos da Divisão de Assuntos Sociais, Saúde e Bem-estar do município, no decorrer das visitas a alguns idosos, garantindo um apoio articulado e próximo da comunidade.
O Município da Marinha Grande agradece a todos os que se associaram a esta nobre causa, que contribuiu para devolver conforto e dignidade à população sénior mais desfavorecida do concelho, reforçando o compromisso contínuo com o bem-estar da comunidade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

ÉVORA CANTA AS JANEIRAS COM 18 GRUPOS CORAIS E INSTRUMENTAIS

Os Cantos de Janeiras voltam a fazer-se escutar, em Évora, para dar as boas-vindas a 2026. A tradição, que assinala o Dia de Reis, acontece na segunda, dia 05 de janeiro, a partir das 18h00, com atuações no centro histórico e nos bairros. No final, a partir das 20h00, todos os participantes convergem para o Páteo do Salema onde terá lugar um caloroso convívio com lume de chão e o tradicional petisco, para o qual se convida toda a população. 
Os 18 grupos corais e instrumentais que integram a iniciativa vão percorrer os bairros e o centro histórico da cidade, entoando canções e músicas tradicionais da quadra, acompanhadas de votos de um bom ano novo. 
A organização do evento é da Câmara Municipal de Évora, com a parceria com as Uniões das Freguesias de Évora (centro histórico), da Malagueira e Horta das Figueiras, do Bacelo e Senhora da Saúde e, também, da Junta de Freguesia de Canaviais. 
Nesta edição, participam nos Cantos de Janeiras os seguintes grupos:
 Grupo Coral e Instrumental Vozes dos Canaviais, Grupo Coral de São Brás do Regedouro, Grupo Musical Raízes da Picada, Os Marchantes de São Miguel de Machede, Grupo Cantares de Évora, Amigos do Cante da ARPIFHF, Cantadeiras da ARPIFSS, Grupo de Cantares Regionais Vozes do Alentejo, Vozes do Imaginário, Grupo Coral do Centro de Convívio da CME, Coletivo dos Remédios, Cantes do Vagar, Corué – Coro da Universidade de Évora, Coral Évora, Coro Polifónico Eborae Música, Ceifeiros, Boina Cantary e Grupo Infantil de Cante Alentejano da UF de Bacelo e Sr.ª da Saúde.

Évora | No dia 24 de dezembro há Mercado de Produtores na Praça 1.º de Maio

Na próxima quarta-feira, 24 de dezembro e véspera de Natal, realiza-se o mercado de produtores na Praça 1.º de Maio. Esta é uma iniciativa de caracter excecional, dinamizada pela Câmara Municipal de Évora, com o propósito de apoiar as pequenas produções concelhias e promover a economia circular. 
Com esta medida, a Câmara Municipal de Évora procura criar melhores condições de atratividade e escoamento de bens de consumo aos produtores concelhios, ao mesmo tempo que estimula a oferta de produtos de qualidade à população.

Coimbra | Investigadores da UC desenvolvem sistema para prevenir perda auditiva provocada pela quimioterapia

 
Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra o consórcio europeu CHAFT – Monitorização domiciliária para identificar riscos de deficiência auditiva causada pela cisplatina, financiado pelo programa EU-INTERREG-SUDOE.

Coordenado pelo Centro Hospitalar Universitário de Montpellier (CHUM), este projeto reúne instituições de Espanha, França e Portugal, entre as quais a Universidade de Coimbra e o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto).
De acordo com Joel P. Arrais, docente do DEI e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), este projeto pretende desenvolver e validar um sistema de telemedicina que permita a monitorização auditiva domiciliária de doentes submetidos a quimioterapia com cisplatina, um fármaco amplamente utilizado em oncologia, mas frequentemente associado a toxicidade auditiva irreversível.

«Através de uma aplicação instalada num tablet com auscultadores de redução ativa de ruído, os doentes poderão realizar testes audiométricos em casa, eliminando deslocações desnecessárias e garantindo um acompanhamento mais equitativo, especialmente em zonas rurais ou com menor acesso a cuidados especializados», explica o coordenador do projeto na FCTUC.

«Para além de propor uma solução tecnológica inovadora de monitorização e prevenção, o CHAFT pretende ainda reduzir as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde e contribuir para a sustentabilidade ambiental, ao diminuir deslocações e otimizar recursos hospitalares», sublinha o especialista.

O papel da FCTUC é central na componente de Inteligência Artificial do projeto. A equipa será responsável pelo desenvolvimento de modelos de aprendizagem automática e de análise de dados de sequenciação genómica. O objetivo é identificar novos padrões farmacogenómicos que permitam prever quais os doentes com maior predisposição genética para a perda auditiva induzida pela cisplatina, contribuindo assim para tratamentos personalizados e mais seguros.

«A integração de dados clínicos, audiométricos e genómicos através de IA permitirá antecipar o risco de toxicidade auditiva antes que esta se manifeste, abrindo caminho a uma medicina verdadeiramente personalizada», conclui Joel P. Arrais.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Turismo Centro de Portugal | Boas Festas


A todos os que caminham connosco pelo Centro de Portugal, E nos ajudam a transformar lugares em destinos e destinos em emoções…
Que o Natal seja mágico!
Que 2026 nos encontre unidos!
Com saúde e alegria.

Sempre com a vontade de tornar o Centro de Portugal ainda mais forte, sustentável e inspirador.
Boas Festas!

*Rui Ventura
Presidente da Comissão Executiva

MARINHA GRANDE HASTEIA MAIS UMA BANDEIRA ECO-ESCOLAS


Sito na Marinha Grande, a Escola Pátio da Inês hasteou, no dia 28 de novembro, a bandeira Eco-Escolas, um programa internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido pela “Foundation for Environmental Education” – desenvolvido, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
O momento foi assinalado simbolicamente com o entoar de um hino ao ambiente e sustentabilidade, tendo contado com a presença da Vereadora Municipal da Educação, Carla Santana, acompanhada da dirigente da Divisão da Educação, Paula Cardoso, da Presidente de Junta de Freguesia da Marinha Grande, Isabel Freitas, e de Nuno Santos, pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
O hastear da bandeira Eco-Escolas revela o compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental, reconhecendo o papel fundamental da comunidade escolar na promoção de práticas mais responsáveis e conscientes.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Secretário de Estado da Proteção Civil visita o Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária (DIPIR)


O Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, visita amanhã, 23 de dezembro, pelas 17h00, o Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária (DIPIR), ativado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no âmbito da campanha de segurança rodoviária “O melhor presente é estar presente”.

A visita terá lugar na Área de Serviço de Óbidos, na A8, sentido Sul/Norte (Lisboa – Caldas da Rainha), e permitirá acompanhar no terreno o funcionamento do dispositivo, ativo desde 19 de dezembro.

O DIPIR, em vigor até 4 de janeiro de 2026, tem como objetivo reforçar a segurança rodoviária e a prontidão operacional, face ao aumento previsível do tráfego e dos riscos associados a este período.

Este dispositivo visa:
  • Reforçar a vigilância e a capacidade de resposta a acidentes e incidentes rodoviários;
  • Promover a articulação entre os agentes de proteção civil, as forças de segurança e as entidades gestoras de infraestruturas rodoviárias;
  • Garantir a monitorização permanente da situação nas principais vias de circulação;
  • Apoiar a decisão estratégica e a mobilização atempada de meios.
O DIPIR integra-se na estratégia nacional de antecipação e gestão de riscos, assegurando uma resposta coordenada, eficaz e centrada na proteção de pessoas, bens e do ambiente.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apela à colaboração de todos os cidadãos, recomendando o cumprimento das indicações das autoridades e a adoção de comportamentos seguros na estrada.

Local: Área de Serviço de Óbidos na A8 – Sentido Sul/Norte (Lisboa - Caldas da Rainha).

*Alcina Coutinho
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação e Sensibilização
Presidência

Viseu | Boas Festas.

 Estimados Fornecedores, Clientes e Amigos!
A Viseu Marca deseja Boas Festas para todos.

MUNICÍPIO DE SILVES ALERTA PARA MENSAGENS FRAUDULENTAS COM PEDIDOS DE PAGAMENTO


A Câmara Municipal de Silves alerta a comunidade para a circulação de mensagens fraudulentas via WhatsApp, enviadas em nome do Município e da sua Presidente.

Foram identificados vários contactos efetuados a partir do número 936 312 751, nos quais é solicitado o pagamento de alegadas taxas associadas a processos municipais. Trata-se de um número falso e de uma tentativa de burla. Adicionalmente, foi ainda detetada, a existência de um perfil falso nas redes sociais, com o nome de perfil Luísa Conduto e o nome de utilizador @presidente.luisa.conduto, que se faz passar pela Presidente da Câmara. Trata-se igualmente de uma situação fraudulenta que merece ser denunciada.
O Município de Silves esclarece que nunca solicita pagamentos através do WhatsApp ou de outros meios informais. Todos os pagamentos devidos à autarquia são comunicados exclusivamente pelos meios oficiais.

A autarquia solicita a todos os cidadãos que tenham recebido este tipo de mensagens para as denunciar, enviando print screens ou outra evidência para o endereço de e-mail gabinete.presidente@cm-silves.pt, de forma a apoiar a identificação e a denúncia da situação junto das entidades competentes.

Aconselha-se, ainda, os cidadãos a não efetuarem qualquer pagamento e a bloquearem o mencionado número.

A Câmara Municipal de Silves encontra-se a tomar as diligências necessárias junto das entidades competentes.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE NO RANKING NACIONAL

 O Município da Marinha Grande entrou no ranking nacional das 25 melhores Entidades Gestoras de Serviços de Águas e Saneamento, referente aos indicadores de 2023, definidos pela  Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Ficando, num universo de 237 entidades, colocada em 6ºlugar, relativamente à relação Qualidade/Preço da água para consumo humano, e em 22º lugar, na qualidade de serviço prestada aos utilizadores de abastecimento de água.
A “Defining Future Options”, publicou, em agosto de 2025, o ranking das 25 melhores Entidades Gestoras de Serviços de Águas e Saneamento, a nível nacional .
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) procede a uma avaliação anual das Entidades Gestoras, que resulta no Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP).  Contribuindo para a divulgação de informação relevante e de referência sobre os serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos a nível nacional.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE PROMOVE WORKSHOP COM MAFALDA TEIXEIRA


Na tarde de 21 de dezembro, o Município da Marinha Grande promoveu um workshop com Mafalda Teixeira, que decorreu na Tenda de Animação de Natal - na zona tardoz ao Arquivo Municipal da Marinha Grande.
A iniciativa desafiou os munícipes dos 3 aos 14 anos a criar um lanche natalício saudável, tendo por base o livro de receitas da atriz, “Funny Cook”. Mafalda guiou os pequenos chefes na confeção de uma rena de Natal, composta por produtos naturais e sem adição de açúcar, incentivando-os a seguir uma alimentação mais saudável e a serem destemidos a provar alimentos diferentes.
Esta ação reforça o compromisso do Município da Marinha Grande na promoção de hábitos de vida saudáveis, sublinhando a importância de educar crianças e jovens para escolhas alimentares mais equilibradas desde cedo.
Visite e participe na programação de Natal 2025, que se mantém a decorrer, proporcionando momentos de aprendizagem, convívio e celebração em comunidade. A magia do Natal espera por si!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Intervenção tem um custo superior a dois milhões de euros. Obra na Escola Secundária Marquês de Marialva continua em curso


A 3.ª fase da empreitada na Escola Básica Marquês de Marialva de Cantanhede continua a decorrer, num investimento de cerca de 2,1 milhões de euros.
A obra incide na requalificação e modernização dos espaços exteriores da escola, incluindo a renovação do pavilhão desportivo e a melhoria das áreas envolventes, com o objetivo de reforçar as acessibilidades e proporcionar melhores condições de utilização para a comunidade escolar.
Os espaços exteriores e o pavilhão desportivo apresentavam sinais de degradação muito avançada e muitos problemas de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. O pavimento do espaço exterior da escola é maioritariamente betuminoso e apresenta-se bastante danificado devido às sucessivas intervenções ao nível das infraestruturas básicas.
A empreitada prevê intervenção ao nível da substituição dos pavimentos exteriores, a substituição e ampliação das estruturas cobertas exteriores e respetiva iluminação, assim como a criação de rampas de acesso aos edifícios.
No pavilhão desportivo, toda a iluminação será substituída, o piso será requalificado e serão realizadas intervenções de reabilitação nas paredes interiores e exteriores.
A intervenção inclui a criação de zonas verdes de enquadramento que separam áreas de fruição e ajudam a vencer os desníveis do terreno, através de muros que também funcionam como bancos, a reformulação da portaria com uma área exterior coberta, um espaço coberto de controlo de acessos e uma zona fechada para a funcionária, bem como várias obras em edifícios.
Ainda no âmbito desta obra será criada uma sala de arrumos para material de ginástica, junto ao pavilhão desportivo, ampliado o bloco C, para a criação de salas de atendimento aos encarregados de educação, e o bloco H para uma zona de armazenamento/oficina de material informático.
A empreitada foi dividida por fases, de forma a garantir o normal funcionamento das atividades curriculares.

Comissão Europeia aprova reprogramação do CENTRO 2030

 A Comissão Europeia aprovou a proposta de reprogramação do Programa Regional do Centro 2021-2027 (CENTRO 2030), submetida pela Autoridade de Gestão, alargando o financiamento para habitação (social e a preços acessíveis), para apoio a projetos de tecnologias críticas e para projetos empresariais da área da defesa.
A principal aposta desta reprogramação é a área da habitação (social e a preços acessíveis), com um financiamento de quase 200 milhões de euros, que será colocado à disposição da região, para investimento na ampliação do parque público de habitação, promovendo a renovação de edifícios devolutos ou vagos, transformando-os em oferta pública de habitação sustentável e acessível.
O Centro 2030 reforça também a sua aposta na competitividade, integrando apoios para projetos regionais alinhados com a iniciativa europeia STEP (Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa), criada com objetivo de apoiar a indústria e o investimento em tecnologias críticas na Europa (digital, energia limpas e biotecnologia).
Abre ainda uma nova linha de financiamento para projetos empresariais na área da defesa, apoiando a criação ou expansão da capacidade produtiva industrial no setor ou em cadeias de valor relevantes para o setor da defesa, nomeadamente com dupla utilização (civil e militar), aproveitando as oportunidades que se abrem com o crescimento significativo do investimento europeu com a defesa e segurança.
Esta reprogramação foi apresentada no contexto da revisão intercalar da política de coesão europeia e da consequente adoção de alterações aos regulamentos europeus, para responder melhor aos desafios estratégicos com que a União Europeia se confronta, relacionados, em especial, com a competitividade e a descarbonização, com a defesa e segurança, com a habitação e com a água. Permite adaptar o Centro 2030 às exigentes metas de execução anuais que a regulamentação europeia impõe, mas, principalmente, possibilita alinhar o Programa com aquelas novas prioridades europeias.

Coimbra, 22 de dezembro de 2025

Documentos orçamentais do grupo autárquico do Município de Cantanhede ascendem a 81,2 milhões de euros


A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, com 28 votos a favor e oito contra, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2026, concluindo-se assim a validação política destes documentos que, entretanto, haviam sido já aprovados pelo executivo camarário de Helena Teodósio.
O valor total que consta no documento a enquadrar a ação da Câmara Municipal em 2026 é de 61,23 milhões de euros, embora, se se considerar a totalidade do grupo autárquico, esse montante sobe para 81,2 milhões de euros”, referiu a presidente da autarquia, indicando que “tal acréscimo é influenciado pelos quase 18 milhões de euros do orçamento da INOVA-EM, pois o do BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia e da ABAP – Associação Beira Atlântico Parque têm percentualmente pouca expressão”.
Reportando-se ao plano previsional da receita e da despesa da Câmara Municipal, Helena Teodósio, assinalou “o aumento de mais de 9,1 milhões de euros relativamente ao que foi orçamentado para 2025, o que fica a dever-se sobretudo ao facto de entrarmos no auge da execução financeira das obras realizadas com financiamento do PRR e aos novos investimentos a fazer no âmbito de candidaturas apresentadas ao PT 2030”.
Segundo a autarca, “
é isso que explica o crescimento significativo da despesa de capital. Estima-se que esta rubrica aumente 71% em relação a 2025, o que representando 45,7% do orçamento, no essencial reporta ao ambicioso plano de obras previsto, com destaque para os valores inscritos para requalificação e modernização dos estabelecimentos de ensino, remodelação das unidades de saúde, habitação social e reabilitação de instalações desportivas e recreativas, entre outros investimentos importantes em infraestruturas e equipamentos coletivos
”.
Daí que, nas Grandes Opções do Plano, as Funções Sociais são as que têm maior relevo, com 72,2% da despesa prevista, seguidas das Funções Económicas com 18,5%.
Quanto à despesa corrente, a proposta orçamental do Município de Cantanhede para 2026 aponta também um aumento, neste caso devido em parte ao acréscimo dos preços dos combustíveis, da energia e das refeições escolares, sendo que atinge a sua maior expressão com a subida dos encargos com pessoal, nomeadamente pelo recrutamento de novos colaboradores motivado pela assunção das competências transferidas para a autarquia pela Administração Central nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social.
No que diz respeito à receita, a presidente da Câmara Municipal apresentou um quadro da evolução deste tomo orçamental nos três anos anteriores para enfatizar “o crescimento médio da receita de capital em 32,8%, o que, face aos 8,8% da receita corrente, traduz os resultados da aposta em investimento comparticipado. Tem havido de facto um trabalho muito bem estruturado e assertivo para tirar partido das oportunidades de financiamento no âmbito do PRR e do PT 2030 e isso deve-se não só à orientação de fundo adotada pelo executivo camarário, mas sobretudo ao extraordinário profissionalismo das equipas da autarquia na elaboração dos projetos e na elaboração dos processos das candidaturas”, sublinha Helena Teodósio.
Indicadores que a autarca fez questão de enfatizar foi os que apontam para uma poupança corrente de 3.383.926 euros, valor que se refere à diferença entre a receita corrente e a despesa corrente, e que é canalizado para investimento, refletindo assim a eficácia e eficiência dos processos de gestão. Além disso, está devidamente acautelado o cumprimento da regra do equilíbrio orçamental, traduzida no montante 2.579.759 euros, relativo a diferença entre a receita corrente deduzida da despesa corrente mais as amortizações médias dos empréstimos de médio e longo prazo.
Para Helena Teodósio, “o orçamento para 2026 é muito ambicioso por aquilo que representa em termos de valorização do território e sobretudo pelos benefícios que preconiza para as pessoas a vários níveis. Ser o maior de sempre é significativo, mas mais importante do que isso é o facto de representar mais um passo no sentido da consolidação de uma estratégia financeira sustentável que aposta no reforço da capacidade de investimento do Município sem comprometer o equilíbrio financeiro”.

Marinha Grande | VIEIRA DE LEIRIA PEDALA PARA A INCLUSÃO


O Município da Marinha Grande apoiou o Jardim dos Pequeninos de Vieira de Leiria no projeto da “Bicicleta Inclusiva”, apresentado à comunidade no passado 20 de dezembro, na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.
O momento introdutório contou com as palavras do Presidente do Município da Marinha Grande, Paulo Vicente, que salientou a importância da inclusão e da simbiose entre gerações para um futuro mais rico, através da transmissão de saberes e tradições à população mais jovem, destacando que esta relação é fundamental para a promoção do bem-estar de ambos os grupos sociais. Esteve, também, presente o presidente da Direção do Jardim dos Pequeninos, Joaquim Lourenço, bem como entidades locais.
A apresentação foi conduzida por Paulo Sargento e Fernando Batista, que explicaram que esta bicicleta peculiar tem como objetivo promover a inclusão e a interação entre diferentes gerações na comunidade de Vieira de Leiria. Destinada a aproximar idosos e crianças, permitirá passeios partilhados que incentivam o bem-estar físico e emocional, enquanto promove a mobilidade sustentável e laços comunitários. Os percursos, designados “Rotas da Alegria”, serão caminhos seguros e divertidos, beneficiando crianças e idosos de Vieira de Leiria.
O Município reforça, com este apoio, o seu compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade, aliando a inclusão social à utilização de formas de locomoção sustentáveis.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

domingo, 21 de dezembro de 2025

CCDR Centro lança Agenda da Dieta Mediterrânica

 A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) lança, hoje, 21 de dezembro, a primeira edição da “Agenda DM – Agenda da Dieta Mediterrânica”, uma revista digital, online no portal da CCDR Centro, que procura valorizar, promover e salvaguardar a Dieta Mediterrânica na Região Centro.
Inspirada no trabalho iniciado com a “Agenda para a Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica no Centro”, apresentada em 2024, a Agenda DM integra entrevistas, roteiros sazonais, sugestões de leitura, divulgação de eventos regionais e contributos de reconhecidas personalidades da gastronomia e da investigação académica, dando voz a saberes, práticas e experiências que mantêm viva esta herança coletiva.
“Este trabalho reflete o empenho da CCDR Centro na valorização de um património reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, evidenciando, ao longo das suas páginas, a diversidade e riqueza do território da Região Centro e reforçando a ligação profunda entre património alimentar, identidade cultural e desenvolvimento sustentável”, sublinha Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro.
A revista terá quatro edições por ano, fazendo coincidir a sua divulgação com o início de cada nova estação, sendo esta primeira dedicada ao inverno. Esta opção reflete a vontade de honrar os ciclos da natureza que, desde sempre, orientaram os agricultores nos seus cultivos, amanhos e granjeios, princípios basilares da Dieta Mediterrânica enquanto modelo de vida sustentável.
Mais do que um simples calendário de iniciativas, a Agenda DM afirma-se como uma publicação de referência que propõe uma autêntica viagem cultural, gastronómica e territorial, convidando a descobrir, saborear e experienciar a Dieta Mediterrânica nas suas múltiplas dimensões.

Coimbra, 21 de dezembro de 2025
Agenda DM
A Dieta Mediterrânica no Centro | Edição de inverno

sábado, 20 de dezembro de 2025

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DA MARINHA GRANDE TOMA POSSE E INICIA NOVO MANDATO

 Realizou-se na passada sexta-feira, 19 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, a cerimónia de tomada de posse do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), um órgão de consulta e participação cívica que visa promover o envolvimento ativo dos jovens na vida democrática do concelho.
A sessão contemplou a tomada de posse dos representantes da Assembleia Municipal, associações juvenis, associações de estudantes do ensino básico, secundário e superior, organizações de juventude partidária, bem como dos observadores permanentes, nomeadamente representantes das Juntas de Freguesia e de uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, tomou posse como Presidente do Conselho Municipal da Juventude, dando início a um novo mandato.

Na sua intervenção, Paulo Vicente sublinhou a importância do CMJ enquanto espaço de escuta ativa e construção conjunta de políticas públicas, afirmando que “a opinião dos jovens conta para o presente e para o futuro do concelho”. O Presidente destacou que a sociedade enfrenta desafios que afetam de forma particular as gerações mais jovens, defendendo que “é fundamental que as políticas sejam pensadas com os jovens e não apenas para os jovens”.
O autarca reforçou ainda que o CMJ deve ser um órgão ativo, assente num “diálogo plural e construtivo, onde as divergências enriquecem o debate”, incentivando os conselheiros a serem ativos, participativos e críticos. “Este Conselho não deve limitar-se ao cumprimento de formalidades, mas ser um verdadeiro laboratório de ideias”, afirmou.

Entre as áreas prioritárias para reflexão e contributos do CMJ, o presidente Paulo Vicente destacou temas como emprego jovem, educação, mobilidade, habitação, cultura e qualidade de vida, deixando uma mensagem clara de confiança na juventude da Marinha Grande. “Este concelho é uma excelente escola de cidadania ativa e este Conselho tem todas as condições para ser um instrumento fundamental dessa participação”, concluiu.

Após a cerimónia de tomada de posse, teve lugar a reunião do CMJ, com a eleição da Mesa, a eleição do representante para o Conselho Municipal da Educação, a definição do calendário das reuniões ordinárias para 2026 e outros assuntos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem