sábado, 17 de fevereiro de 2018

Destino, um restaurante com ambição gravada no nome e uma arca de Noé

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
Sempre que me falam no Alentejo, penso imediatamente como tenho tantas saudades de Elvas, onde deixei doces memórias de infância. Vejo-me lá, com sete, oito anos, e com um boné com riscas verdes na cabeça, e quis o destino que ainda não tenha regressado. Parece não fazer muito sentido, mas penso nisto agora porque o nosso destino de hoje é um lugar onde não me lembro de ter estado. Confuso? O nosso destino é a Pensão Destino, em Castelo de Vide, que resgatou ao abandono a estação de caminhos-de-ferro local e a transformou num lugar “onde se pode fazer amigos ou simplesmente procurar inspiração”. “A pensão com que Ana Patrício sonhou durante anos nasceu quando o comboio partiu”, conta-nos a Bárbara Wongque, embora sem saber, me lembrou que é urgente que eu volte a lugares onde fui feliz. O destino, diz-se às vezes, somos nós que o fazemos – e de Elvas a Castelo de Vide são apenas uns 80 quilómetros…
Não precisarei de percorrer tanta distância se quiser ir conhecer o projecto gastronómico de João Cura e Sofia Amaral Gomes. Chama-se Almeja, fica na Baixa do Porto e, escreve o José Augusto Moreira, tem a ambição gravada no nome. “A cozinha elaborada e a utilização de novos produtos portugueses e de temporada são bem prometedores. Há entusiasmo e vida nova pelas bandas do Bolhão!”
Bem diferente é O Antigo Talho, o restaurante e loja veganos que o apresentador João Manzarra abriu na Duque de Loulé, em Lisboa. A Alexandra Prado Coelho já lá foi almoçar e agora conta como foi.
Já a Andreia Marques Pereira conta-nos, por seu lado, como é que David Mendes passou dos Minutos Mágicos para os prémios em festivais de filmes de turismo. O alfaiate que vende Portugal ao mundo é o protagonista da semana – e a história é para ler aqui.
Para ler com tempo – e ficar com inveja! – é o relato que a Mariana Correia Pinto nos faz da viagem à Costa Rica, um “pequeno país que parece um manifesto”. Tem praia e montanha, mais reservas naturais do que cidades, mais professores do que polícias, e é lá que habita 5% da biodiversidade mundial. “A Costa Rica é um zoológico de liberdade a céu aberto, um jardim botânico em ponto grande”, escreve a Mariana – que, como se isto tudo já não bastasse para que muitos fiquem roídos de inveja, ainda teve a sorte de se cruzar com uma preguiça a mover-se a uma velocidade estonteante… Ler aqui, sem preguiça.
Por fim, a carta de amor que o André Cunha escreveu ao Kosovo, que hoje mesmo celebra dez anos sobre a declaração unilateral de independência. Fica só um cheirinho para abrir o apetite: “Há tantos frescos vivos na memória que, ao percorrer um lugar tão amado como este, o viajante há-de perder-se logo nas primeiras curvas do mapa.”
É com esta que me despeço, mas marcamos já encontro para a semana, à mesma hora. Nos outros dias, vá passando por aqui, a nossa porta está sempre aberta. Boas viagens!

Vale a pena voltar aqui



No Ponto: ganchas de São Brás

Regularmente, a Fugas revelará um vídeo novo sobre um doce diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário