quinta-feira, 22 de março de 2018

Opinião: Faixas de Protecção, Um Designio Nacional

Os violentos incêndios do ano passado levaram a que o País acordasse de vez, para uma dura realidade nacional, que é a destruição massiva da nossa mancha verde, que é uma das nossas riquezas, o nosso petróleo verde.
Ao longo de muitos anos, passando por diferentes Governos, a aposta centrou-se fundamentalmente no Combate, em detrimento da Prevenção, ao nível da limpeza da floresta e nomeadamente das faixas de proteção aos aglomerados populacionais.
Só que iniciamos este caminho pelo lado errado. O Governo decidiu, e bem, avançar pela definição clara das regras de limpeza, mas deixou o ónus principal às costas das Autarquias.
No nosso concelho, a estimativa da limpeza de faixas de proteção, corresponde a 2.000 hectares.
Neste processo de clarificação das responsabilidades de limpeza e dos prazos, esteve muito bem o Presidente da ANMP e também Presidente da Câmara Municipal de CoimbraManuel Machado, quando soube, de uma forma equilibrada e com visão nacional destes problemas, acordar com o Governo uma metodologia de intervenção diferente e em que todos somos parte da solução.
Temos que olhar para a Floresta, como um dos nossos importantes recursos, que deve ser valorizado e que deve ser reordenada e aproveitada nas suas múltiplas vertentes.
Mas não podemos descurar, aquilo que deve ser o combate aos incêndios florestais, quando por razões de diversa ordem, os incêndios acontecem. Os meios ao dispor devem ser adequados, conhecedores do terreno em que atuam, bem comandados e a atuação inicial dos meios aéreos deve ser uma realidade.
O nosso Concelho conta com a Companhia de Bombeiros Sapadores, com 237 anos e com profissionais de grande qualidade, que ao longo de muitos anos, são o garante da nossa segurança coletiva.
O investimento anual de quase três milhões e meio de euros (Recursos Humanos) e de cerca de seiscentos mil euros (Fardamentos, Equipamento de Proteção Individual, Material e Equipamento Operacional), na CBS, nos últimos quatro anos, são o garante da atenção dedicada pela Câmara Municipal a esta área.
Ainda há mais para fazer e investir. Claro que sim. O caminho faz-se caminhando, em parceria.
São apoiados, em estreita parceria, pelas duas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho: Os Bombeiros Voluntários de Coimbra e os Bombeiros Voluntários de Brasfemes. Voluntários, mas profissionais na forma como atuam. Ambas as Corporações contam com o apoio fixo anual, por parte do Município. Além disso, não nos podemos esquecer que as nossas três Corporações de Bombeiros se encontram integradas no sistema integrado de Proteção Civil e como tal beneficiam de todos os recursos inter-concelhios existentes.
Um destaque final para as recentes tomadas de decisão da Câmara Municipal ao nível das Faixas de Proteção a limpar no nosso Concelho e à definição de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), sediada nos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, que complementará o dispositivo da CBS, e que contribuirá para um Concelho mais seguro.
Jorge Alves
In Diários as Beiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário