quinta-feira, 22 de março de 2018

Alunos de Cantanhede encontram-se com escritora Fernanda Botelho

Mais de duas centenas de alunos dos 2ª, 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, de Cantanhede, participaram no Encontro com a escritora Fernanda Botelho”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, no passado dia 20 de março.
A iniciativa decorreu em duas sessões, às 11h00 e às 14h45, contando com a participação dos alunos do Centro Escolar de Cantanhede e Escola Básica de Cantanhede Sul.
A autora deu a conhecer um pouco do universo dos seus livros e respondeu a questões sobre temas relacionados com a sua atividade profissional, bem como o processo de criação literária e as motivações particulares de quem escreve.
A iniciativa foi organizada pelo Município de Cantanhede e pela Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC), integrando uma das muitas atividades de promoção do Livro e da Leitura, desenvolvidas localmente na 12ª edição da Semana da Leitura que neste agrupamento decorre de 19 a 23 de março.
Sobre Fernanda Botelho
A escritora Fernanda Botelho nasceu em 1959 na Tojeira, concelho de Sintra. Com dezassete anos viajou para Londres onde iniciou e concluiu a sua formação como educadora no método Montessori. Estudou também pedagogia Waldorf e fotografia, realizando diversos cursos sobre plantas medicinais e trabalhando num jardim de infância e numa ervanária.
Membro da Herb Society UK a partir de 1997, Fernanda Botelho regressou a Portugal aos 37 anos e tem desenvolvido desde então vários projetos de educação ambiental junto de escolas, de associações culturais e de câmaras municipais. É neste âmbito que se insere a sua participação no programa Eco Escolas, para o qual organiza ateliês sobre plantas aromáticas e medicinais. Colaboradora de revistas e sítios virtuais, como o Portal do Jardim, estudou literatura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos e fez o curso de guia de jardim botânico. Publicou As plantas e a saúde, um guia básico de primeiros socorros, bem como agendas anuais sobre plantas medicinais, entre outros títulos relacionados com a temática. No seu jardim, partilha os dias com uma grande variedade de plantas medicinais espontâneas e cultivadas, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.
Fernanda Botelho é autora do blogue malvasilvestre.blogspot.com e de vários livros para a infância, alguns dos quais recomendados pelo Plano Nacional da Leitura (PNL) e sobre plantas medicinais e participa em vários programas de televisão, nomeadamente na RTP 1 e na TVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário