sábado, 22 de setembro de 2018

Esta semana dedicámo-nos aos botânicos

P
 
 
Fugas
 
 
  Alexandra Prado Coelho  

Às vezes andam esquecidos, mas é uma grande injustiça: as árvores e plantas dos Jardins Botânicos de Portugal têm muitas histórias para contar e, como escreve a Mara Gonçalves a propósito do Jardim Botânico da Ajuda- que este ano comemora 250 anos -, elas ajudam-nos a viajar. Por causa do aniversário daquele que é o mais antigo do país, e da coinciência de mais dois números redondos (os 140 anos do Botânico de Lisboa e os 30 do de Vila Real) voltámos a eles - a Mara em Lisboa, a Daniela Carmo no Porto, o Camilo Solnado em Coimbra e a Renata Monteiro em Vila Real (o Rui Gaudêncio e o Nelson Garrido fotografaram). E as histórias que eles trouxeram são viagens fascinantes pelo espaço e pelo tempo. 
Mesmo passando para Espanha, continuamos entre plantas, desta vez num "mar de oliveiras". É Sousa Ribeiro quem nos conduz numa viagem por Baeza e Úbeda - a primeira, que pareceu provinciana e aborrecida aos olhos do poeta Antonio Machado, viveu o seu tempo de esplendor no século XVI; a segunda que é uma irmã em prosa da poética Baeza. E é caminhando por estes dois ritmos diferentes que as descobrimos. 
Vasco Ribeiro é o Protagonista da semana porque é o feliz possuidor de uma colecção fascinantelivros de propaganda do Estado Novo disfarçada de guias de viagens. O Luís Octávio Costa ouviu a história de como nasceu esta colecção e de como o Secretariado Nacional de Informação (SNI) manteve durante vários anos uma relação com a agência de comunicação George Peabody and Associates, baseada em Nova Iorque (na Madison Avenue, no tempo dos Mad Men) e como esta "plantava" notícias positivas sobre Portugal, usando livros de viagens mas também infantis e até compêndios de culinária. 
E, como o Verão parece querer continuar por aí, a Bárbara Wong sugere uma ida até à Ericeira para conhecer o You and the Sea, um novo projecto da vila piscatória que é também a única Reserva Mundial de Surf da Europa - são 35 apartamentos com várias tipologias mas que privilegiam, todos eles, a relação com o mar. O projecto, que é gerido pela Amazing Evolution (a mesma do hotel 1908, em Lisboa) tem ainda um restaurante, A Jangada, que a Bárbara também visitou. Fique a conhecê-lo aqui
Para quem já terminou as férias e está de volta à cidade, há (sempre) mais restaurantes a abrir em Lisboa. Fomos conhecer o novo projecto de José Avillez, o Za'atar, uma parceria com o chef libanês Joe Barza, com quem conversámos sobre os tempos em que foi guarda-costas de um Presidente libanês . Ao lado fica o espaço da Cantina Peruana, que se mudou do Chiado para os Cais do Sodré.
Mas as novidades - no Porto o Luís Octávio Costa foi conhecer o café Temporada - não ofuscam os clássicos e esta semana Miguel Esteves Cardoso regressou, ao fim de 20 anos, ao Victor, em São João do Rei, para comer bacalhau. "Como é que eles conseguem? Eu sei lá. A perfeição é sempre um mistério."
Por fim, uma sugestão de vinhos trazida pelo Pedro Garcias, que se entusiasmou com o projecto Ilha, um tinto, um branco e um rosé feitos na Madeira por uma jovem enóloga, Diana Silva, que arriscou trabalhar a casta Tinta Negra. Com sucesso, diz o Pedro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário