sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

09 DE FEVEREIRO DE 2018 Superior. Tejo. Dinossauros. Olímpicos. Sexo (tanto pecado, meu Deus)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia!
A bolsa americana voltou a cair. E muitoO Dow Jones perdeu mais de mil pontos na sessão de ontem - com todos os restantes índices a fechar em baixa e já arrastando as praças asiáticas. A palavra da semana é, assim, "volatilidade" e já ninguém sabe o que esperar dos próximos dias.
By the way: uma das maiores bolsas de bitcoins suspendeu transacções e espalhou o medo de um ataque informático. A explicação oficial é que se tratou de uma "manutenção técnica".
Senado aprova orçamento depois de um breve shutdownDesta vezbastaram duas horas para desbloquear um problema de última hora
Na Catalunha, os independentistas acordaram uma solução a dois: Elsa Artadi com o título de President, Puigdemont com o poder, mas a partir da Bélgica. A questão é se um Governo com duas cabeças tem pernas para andar. O Governo de Madrid está disposto a tolerar uma "nomeação simbólica", como diz o El Pais?
Vamos ter um duelo ibérico no europeu de Futsal. Primeiro foi a selecção portuguesa a chegar à final, dando a volta a um arranque nervoso contra a Rússia. E noite fora foi a Espanha quem se qualificou. E assim teremos a repetição da final de 2010 - só falta 'vingarmos' no sábado a derrota de então.

O que marca o dia

A OCDE pede um investimento "sem precedentes" no Superior e Ciência. A avaliação feita a pedido do Governo garante que o Estado vai ter que duplicar o investimento - e que o sector privado terá que o multiplicar por quatro, se quisermos chegar a bom porto. O estudo é apresentado hoje, mas já está aqui antecipado.
Já na Saúde, há um relatório muito crítico do Tribunal de Contas, apontando a situação "extraordinariamente débil" do SNSE uma ameaça de greve dos médicos, que parece mais próxima de se concretizar.
O Governo vai revogar a licença de descargas da Celtejo. Há dois anos, a empresa foi autorizada a duplicar as emissões no Tejo, mas a polémica levou o Governo a reverter a decisão. Os resultados das amostras recolhidas devem estar mesmo a chegar.
Os salários, afinal, subiram. Segundo as contas do Negócioscerca de 3,7% para quem manteve o emprego. A estagnação que vemos nas estatísticas vem pelos novos empregos criados.
O futuro de António Mexia no BCP está em risco. O presidente da EDP faz parte do conselho de administração do banco há 12 anos, mas pode desta vez não passar no BCE.
O Banco de Portugal está de olho no Montepio. Diz o banco central que está ”a acompanhar” a venda de produtos mutualistas aos balcões do banco... 
E o BCE está atento ao Novo Banco: pelo que diz o Jornal Económico, obrigou o banco a reforçar provisões, face aos prováveis piores resultados de sempre que serão apresentados (relativos a 2017).
A abstinência sexual dos recasados divide a IgrejaJá houve dois bispos a defender o contrário do que agora disse o Cardeal Patriarca de Lisboa, conta a Natália Faria, em linha com o explicador que o Observador publicou. No editorial de hoje, eu escrevo sobre isso: chamei-lhe os três 'pecados' de D. Manuel Clemente.
Na Justiça, eis os últimos desenvolvimentosRui Rangel e Fátima Galante ficaram em silêncio no primeiro interrogatório da Operação LexCândida Almeida deu força ao álibi de Orlando Figueira, na Operação Fizz.
Na RTP, consumou-se a saídaNuno Artur Silva será substituído por Hugo Graça Figueiredo, ex-administrador do PÚBLICO. Sendo que, coincidência pura, Nuno Artur Silva publica aqui, hoje mesmo, um artigo em que nos conta a herança que deixa nestes anos de serviço público.
De abalada, Passos deu o exemplo ao PSD: apelou à união no novo ciclo do partido e prometeu ajudar nessa tarefa, mas sem “andar a armar ao pingarelho.”

Boas leituras 

1. Pyeongchang: serão estes os Jogos certos na altura certa? Ainda antes de começarem, os Jogos Olímpicos de Inverno depressa acentuaram o seu carácter político. A competição tem servido de pretexto para que as Coreias se reaproximem, até mesmo numa equipa que junta os dois países, mas é muito fácil que tudo volte à estaca zero, explica o João Ruela Ribeiro. Como meio mundo vai estar de olhos postos lá, hoje contamos-lhe também sobre uma sombra olímpica chamada Sochi (o caso do doping russo, que esta manhã tirou mais 40 atletas de competição). E apresentamos-lhe os dois portugueses que vão lá competir (e outros competidores inesperados que lá jogarão). 
2. Bem-vindos ao Dino Parque: aqui estão os dinossauros que já viveram em Portugal. Abre esta sexta-feira e é um sonho tornado realidade: pela primeira vez, Portugal vai ter um parque de dinossauros ao ar livre. São cerca de 120 modelos à escala real, três quilómetros de percursos e esperam-se 200 mil visitantes por ano. Pelo que nos diz a Teresa Serafim, vale a pena uma visita - ao parque e também ao  Museu da Lourinhã, que agora conta a história do Atlântico.
3. Do ípsilon, para o nosso fim-de-semana: se o frio o mantiver longe dos dinossauros, não nos faltam outras opções para os dias que se seguem. Como a estreia no cinema de As Estrelas Não Morrem em Liverpool, com a metamorfose de uma estrela chamada Annette Bening; passando pelo passeio literário de Afonso Cruz, que não tem fim (garante a Isabel Lucas); pela exposição de Vhils, que abre em Lisboa para mudar a cidade; até ao rock sem freios que regressa com os Linda Martini. Sei que parece muito, mas - lembre-se - são quatro dias até acabar o Carnaval.

A agenda de hoje

Para além da avaliação do Superior, a OCDE mostra a avaliação da flexibilidade curricular no ensino básico e secundário. Isto enquanto se reúnem os sindicatos da educação para discutir como avança a sua luta.
Noutro plano, veremos a primeira conferência de imprensa da nova presidente da Raríssimas. E seguiremos o debate no Parlamento sobre acriminalização do abandono dos idosos
Lá por fora, o que marca é o arranque dos Olímpicos de Inverno, de olhos postos nos braços cruzados das Coreias. 
Dito isto, talvez o último conselho da semana é que olhe o cartaz do Primavera Sound, acabado de divulgar. É que entre Nick Cave, Lorde, War on Drugs, Father John Misty, Breeders, é bem capaz de não dar para guardar para amanhã... 
Tenha um dia produtivo e um bom fim-de-semana!
Até segunda! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário